Experts

Cuidados no trail run

Com o expressivo aumento do número de praticantes de corrida de montanha observado nos últimos anos, os corredores que migram para as trilhas devem tomar alguns cuidados no trail run. Eles são peculiares à prática da modalidade, principalmente, para a parcela de atletas que têm buscado opções de corridas no exterior.

Diferente de corridas em países tropicais, as atenções nos principais destinos no exterior para a prática da modalidade requerem cuidados redobrados. O clima agressivo, imprevisível e instável em destinos como Ásia, Estados Unidos, Patagônia Argentina e Chilena e Europa, que possuem notadamente o predomínio de clima frio, jamais deve ser relevado ou colocado como um detalhe qualquer dentro do plano logístico do corredor.

Alguns cuidados no trail run:

Lastro

Jamais dê o passo maior do que a perna. Tendência observada no asfalto começa a dar as caras no trail. É aquela que o corredor pula etapas da preparação, aumentando seu grau de quilometragem nas provas sem ter lastro na distância inferior.

Seria o caso de querer correr uma maratona sem ter corrido algumas meias-maratonas. No trail, essa tendência é pior pois geralmente o corredor passa de médias distâncias para ultras distâncias.

Diferença

Um quilômetro no trail pode demorar entre 30 minutos a 1 hora a depender do trecho e corredor. Uso esse exemplo real para mostrar que trail e corridas de rua são modalidades bem diferentes.

 

 

Acessórios

Esse é o ponto de maior atenção. Uma coisa é ficar aguardando um eventual socorro em temperaturas amenas como temos aqui no Brasil, outra é ficar plantado dentro de uma capa térmica no frio congelante, e quiçá, úmido. Investir em equipamentos e acessórios de primeira linha como “anoraks” realmente impermeáveis, e se possível minimalista, é imperativo.

Por exemplo, se sua corrida tem campos de neve ou glaciares para percorrer, a luva não pode ser as usadas nas corridas de rua. Devem ser luvas impermeáveis, iguais às usadas por montanhistas ou praticantes de ski.

Enfim, seguir estritamente e ter consigo os “equipamentos obrigatórios” relacionados pelo organizador, que sabe as reais necessidades do atleta naquele ambiente, é essencial para uma corrida segura

O trail run é uma modalidade desafiante e acessível para quem tem consciência que com a natureza não se brinca. Principalmente em regiões que fogem ao habitat que o brasileiro está acostumado.

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr
Tags: Olho aberto

Recent Posts

MOV

52 minutos ago

Eco SP

52 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago