Muitos atletas fizeram maratonas esse fim de semana, já que tivemos os 42k de Floripa e os dois dias de Meia e de Maratona do Rio. E o comportamento é padrão, o atleta fez a maratona e segue o protocolo da nutricionista até onde está escrito “imediatamente após a prova”.
Logo depois, foi para o barzinho em frente à chegada ou hotel, tomou umas cervejas e e comeu muitas frituras.
Tudo bem, está valendo, celebrar é importante. Mas o maratonista normalmente acha que nessa semana pode comer de tudo porque está com crédito, e muitas vezes esquece que a alimentação pós-maratona é tão importante quanto antes dela.
Músculos, tendões e sistema imunológico são muitos afetados quando corremos 42 km. E como sua alimentação pode ajudar nesse processo de recuperação?
Cuidados nutricionais pós-maratona
- O corpo continua precisando de líquidos – ainda mais se você ingeriu bebidas alcoólicas no pós prova. Ingira mais sucos, água de coco e não descuide da água.
- Durante a maratona nossa musculatura sofre microlesões e precisa de uma ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico e de carboidratos de qualidade durante 48 horas após a prova! Carnes magras ou proteínas vegetais, laticínios, frutas, tubérculos, cereais e grãos devem estar presentes!
- Nosso sistema imunológico fica comprometido e nos deixa de “portas abertas” para doenças infeciosas. Para ajudar a protegê-lo, aumente o consumo de alimentos ricos em carboidratos, vitaminas, minerais e antioxidantes em geral – eles ajudarão a minimizar os danos dos radicais livres e estimular o sistema imunológico. Aposte em frutas cítricas, frutas vermelhas e oleaginosas – só para lembrar, carne vermelha e frutos do mar são grandes fontes de zinco!
- Após esse esforço, nossas células estão inflamadas. Além dos alimentos que já citamos, inclua anti-inflamatórios naturais na sua alimentação: canela, cúrcuma, alho, chá verde e os alimentos ricos em ômega 3 (sardinha, linhaça, salmão).
- Boa notícia: seu corpo realmente tende a queimar mais carboidratos durante alguns dias pós-maratona. Mas não exagere porque seu gasto calórico está mais baixo (provavelmente você parou ou reduziu os treinos) e o açúcar é um agente inflamatório.
- E se você não está acostumado a fazer provas longas, não se assuste se seu corpo estiver um pouco inchado nas 48 horas pós-maratona. Além do esforço que os rins fizeram, o cortisol sofre alterações em função do estresse físico e psicológico sofrido.
No mais? Descanse, relaxe e curta muito sua conquista! Parabéns!