Categories: Experts

De sapatilha ou no salto alto, o desafio é o mesmo

A chance de irmos diretamente para onde olhamos é grande (quase absoluta), então identificar o perigo e olhar para ele – como que endossando que aquilo é perigoso – pode significar acidente, queda (livre no buraco negro, num caso mais extremo).

No começo é muito difícil ignorar o perigo e o medo. A gente olha, reconhece, para, desce da bike e acaba com a fluidez do pedal (e mountain bike é o que se não pura fluidez e momentum?).

O processo de evolução envolve um certo esforço mental, de ficar lembrando “olha pra frente, Vivi, olha pra frente, Vivi, mantém o foco, foco, foco”. Esse mantra me acompanha nas trilhas…

Também temos que praticar muito em terrenos seguros para ganhar confiança, ver que sabemos andar em singletrack, e ir aos poucos aumentando o nível técnico – e a exposição – das trilhas.


 O QUE SEPARA UM ESPORTISTA DE UM ATLETA

As mais novatas ficarão felizes ao saber disso: tem uma hora que nosso cérebro começa a se acostumar com esse setup, e percebe que pedalar na trilha com ou sem barranco ao lado é completamente igual. Logo, a única coisa que temos que controlar é nosso medo, e ignorar o perigo. O resultado é emocionante, apaixonante! Posso falar por mim, olhe a minha vida, de total dedicação ao mountain bike (quando não estou trabalhando).

Hoje, estou aprendendo a fazer exatamente a mesma coisa, só que no trabalho. Aceitar o desafio de evoluir está me apavorando. Me vi, hoje, com a mesma apreensão que tenho antes de enfrentar uma trilha técnica nova. Me perguntaram se estou bem. Por um momento parei para olhar para mim mesma. Estranhei a falta do capacete, e do uniforme de guerra. E logo entendi. Sim, estou ótima. Apenas compenetrada, tentando manter o foco no caminho e não olhar para o perigo de queda. Com uma armadura um pouco diferente, salto alto, camisa, maquiagem… lembrando que é só continuar fazendo o que eu já faço.

 

Viviane Favery

Campeã brasileira de mountain bike marathon (2015), é atleta da equipe alemã Rose Vaujany fueled by ultraSPORTS e já representou a seleção nacional em alguns campeonatos mundiais. Fora das trilhas, corre para conciliar a vida de ciclista profissional com a de publicitária e marketeira, além de compartilhar suas dicas de pedal em um boletim semanal na Rádio Jovem Pan Online FM, batizado de Bike by Vivi Favery.

Share
Published by
Viviane Favery

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago