Experts

Dê um nó no tênis, não na sua cabeça

Não sei vocês, mas ultimamente tenho tido problemas com cadarços de tênis que insistem em desamarrar. O pior é que não é um fato isolado. Tenho notado tais inconstâncias em várias marcas e modelos.

Confesso que os cadarços têm dado um nó em minha mente.

A premissa básica para mim é que cadarço bom é aquele que você faz um laço simples e pode ir correr sem problemas. Mas há a expectativa, e a realidade.

Determinados modelos por terem um longo cadarço ficam com um laço muito grande. Neste caso faço duas amarrações iguais com um nó entre eles. A outra opção é fazer um laço grande e a sobra entrelaçar no cabedal.

Eis um ponto em que o corredor deve fazer seus testes pessoais para verificar qual o melhor tipo de amarração para seus cadarços  (longos, médios  e curtos). Esses testes devem ser feitos no dia a dia para que na competição tudo esteja acertado.

Um dos inimigos do cadarço é a água. Se ele desamarrar quando estiver chovendo, pare o mais rápido possível e o amarre. Se molhar a ponto de não dar mais “liga”, amarre-o normalmente e coloque a sobra para dentro do tênis.

Além dos testes pessoais, o corredor deveria considerar deixar em casa nos dias de competição aquele tênis que insiste em te deixar na mão, ou nos pés melhor dizendo.

Há outras formas de correr despreocupado. Uma delas é substituir os cadarços tradicionais pelos excelentes e tecnológicos cadarços elásticos, que são super seguros.

Há ainda mais uma alternativa: optar por modelos que não possuem cadarços e utilizam outros sistemas de amarração, como velcro, ar ou por travamento, como o sistema BOA.

Vale a pena atentar ao tema, afinal, parar e se abaixar para amarrar um tênis durante um prova, além de ser super incômodo, pode fazer você perder preciosos segundos e mandar pro espaço aquele recorde almejado.

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr
Tags: cadarço

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago