ShutterstockFoto: Shutterstock

O pioneiro brasileiro no Saara

Atualizado em 28 de julho de 2017
Mais em Corrida de Montanha

Uma excelente dica de leitura para os amantes de longas distâncias é o livro “Correndo nas Areias do Saara”, que relata deliciosamente a saga do corredor Carlos Sposito. Em 1999, ele se tornou o primeiro brasileiro a completar a mítica Marathon Des Sables, no Marrocos.

A prova foi idealizada por Patrick Bauer, francês de 28 anos que, em 1984, após ter atravessado o maior deserto do planeta por 350 km, teve o insight daquela que podemos classificar como um dos primeiros eventos “off-road” das ultramaratonas mundiais.

Com 230 km de extensão, a corrida é feita em cinco etapas, nas quais dorme-se em tendas montadas no meio do deserto. Com distâncias variadas, os corredores percorrem entre 12 e 70 km por dia em temperaturas extremas: até 55ºC sob sol escaldante e cerca de 5ºC no período da noite.

 

 

Os atletas correm com mochila auto-suficiente, em que todo o equipamento e os itens de alimentação devem ser carregados em malas de até 12 kg, peso que é levado em subidas e descidas de dunas de 30 metros de altura.
Sem spoilers, enfim, vale a pena ler.

Para adquirir seu exemplar por R$ 19 (mais o frete) basta mandar um e-mail para carlos@sposito.com.br.