É impressionante como o triathlon cresce ano após ano. É um fenômeno mundial! Mesmo com as dificuldades das grandes cidades, – trânsito, falta de segurança, espaços públicos mal aproveitados e o alto preço dos equipamentos – o número de pessoas que se apaixonam pelo desafio de nadar, pedalar e correr continua aumentando. E diante desse cenário o entusiasta/iniciante se questiona: como começar no triathlon? O que é necessário ter? Será que vou gostar? Será que dou conta?
Não existe uma “receita de bolo” de como começar a treinar triathlon. Cada caso é um caso. Cada pessoa tem suas possibilidades, disponibilidades e particularidades que devem ser consideradas no momento em que ela entra para o mundo do TRI (Adoro esse TRI maiúsculo! É uma intimidade que conquistei ao longo dos anos…). Contudo, existem algumas vias comuns de acesso e algumas dicas que podem facilitar o início dos treinamentos.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter contato com as três modalidades. Primeiro para saber se gosta delas separadamente. Segundo, para “encaixar” os treinos na vida, considerando tempo livre, trabalho e família. E para isso, nada melhor que uma academia, um clube, ou a própria academia do condomínio.
Nesses ambientes indoor, o iniciante pode praticar, na maioria das vezes, as três modalidade de diversas formas e combinações. Uma por dia, duas por dia em períodos diferentes, duas por dia consecutivamente, e assim por diante.
Dedicando 30 a 45 minutos diários, todo iniciante é capaz de nadar, pedalar e correr semanalmente, sem estresse. Após esse primeiro contato, se ele chegar a conclusão de que se apaixonou e que vai investir no TRI, surgirão as próximas dúvidas: quem eu devo procurar para treinar? Onde treinar? Quais materiais e equipamentos devo comprar para começar no triathlon?
Primeiro procure uma assessoria esportiva ou um treinador de triathlon para que seja elaborado um programa de treinamento que funcione para você. Em alguns casos, na própria academia pode existir um grupo específico de treinamento da modalidade.
Feito isso, é hora de ir às compras. Faça uma lista de equipamentos a serem adquiridos. Divida-os por modalidade e classifique-os como necessários ou opcionais. Tenha em mente que a primeira compra exigirá um investimento maior.
Vale ressaltar que essa lista pode “engordar” em tamanho e em valor. O bolso é o limite! Mas como estamos falando de iniciar no esporte e tomar contato com o TRI, ponderar e racionalizar são as palavras de ordem.
Depois dessas dicas e sugestões tenho certeza de que você já sabe como e por onde começar no triathlon.
Bons treinos até a próxima!
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…