Quando alguém fala a respeito de uma viagem ao redor do mundo, invariavelmente quase ninguém pensa em usar uma bicicleta, não é? Mas a bicicleta pode sim te levar para inúmeros lugares. E não precisa ser uma atleta profissional para sair pedalando das ruas do seu bairro e chegar até as estradas na China!
Pode parecer assustador alimentar a ideia de você ser o próprio motor de um veículo aparentemente frágil e desconfortável, que a transportará por muitos quilômetros. Mas quem já viajou de bicicleta garante que é a maneira mais legal de curtir a natureza e todos os locais por onde se passa, além de ser ecologicamente correto e uma excelente maneira de manter o corpo e a mente em forma.
Felizmente, viajar de bicicleta não é algo tão difícil, uma aventura que você terá de enfrentar sem saber muita coisa a respeito. Há muita informação, recursos, publicações, cursos e até operadoras especializadas no assunto. Basta pesquisar e se planejar. Para começar, seguem algumas dicas que você precisa considerar para planejar uma cicloviagem:
1 – Quanto tempo você dispõem?
Facilmente você encontrará muitos blogs e sites que vão falar a respeito de viagens de bicicleta ao redor do mundo. Mas é claro que poucas pessoas dispõem de tempo e de recursos para uma aventura como esta. Saiba que há inúmeras opções de viagens de curta duração, de um mês, poucas semanas ou até um final de semana. Como em qualquer outra viagem você precisa se certificar que o tempo que dispõem é suficiente para o percurso desejado. Caso não, reveja o percurso.
2 – Para onde deseja viajar?
Em primeiro lugar escolha um destino. No Brasil há inúmeras opções de roteiros para cicloviagens. Há uma abundância de mapas, de rotas e grupos que organizam viagens guiadas, pois há muitos anos se pratica cicloturismo no Brasil. Devido à variedade de opções, você terá apenas que escolher um circuito apropriado a sua experiência de pilotagem com a bike e também ao seu condicionamento físico. Também é muito importante considerar as condições meteorológicas do período do ano na região para qual pretende viajar.
3 – Que tipo de percurso pretende percorrer?
É importante observar o tipo de percurso que encontrará em sua cicloviagem. Pedalar por 70 quilômetros em trilhas de terra é muito diferente de pedalar por estradas de asfalto. Se você não está acostumada a pedalar por longas distâncias inicie um treinamento antes de sua viagem. É importante estar com a saúde em dia e muito bem condicionada. Um treinamento de força e cardiorrespiratório lhe será muito útil. Não importa a sua idade, basta treinar, se preparar e durante a viagem respeitar o seu ritmo de pedalada. Planeje as distâncias a serem percorridas de acordo com a sua capacidade física. Claro que ao longo da viagem o seu condicionamento tende a ficar cada vez melhor, sem contar que o prazer de se deslocar de bicicleta por paisagens deslumbrantes ameniza o desconforto e desgaste que por ventura venha a ter.
4 – Hotéis, pousadas ou camping?
Se você estiver planejando a sua primeira viagem de bicicleta, recomendo que planeje a hospedagem em hotéis ou pousadas. Acampar em uma primeira cicloviagem pode ser muito mais trabalhoso e desgastante devido à inexperiência, pois você terá que se preocupar com muito mais detalhes, com bagagem maior e itens fundamentais como alimentação.
5 – O que levar em uma cicloviagem?
A definição dos itens a serem carregados consigo dependerá do tipo de cicloviagem que fará. Se fará uma viagem autossuficiente ou se terá carro de apoio, se ficará hospedada em pousada/hotel ou se irá acampar. Ou seja, o que levar dependerá das circunstâncias de sua viagem.
6 – Quanto pesa a sua bagagem?
Depende de como se dará a sua cicloviagem. É importante lembrar que quanto mais itens levar, mais peso irá carregar, sendo que o motor da bicicleta é você mesmo. Certifique-se que a sua bike comporta o peso da bagagem e que você aguentará o peso da bagagem e da bicicleta juntos. Por isso, se você é iniciante, é melhor começar a prática ficando hospedado em pousadas ou hotéis, o que reduzirá substancialmente a necessidade de bagagem extra. Outra dica é procurar escolher roteiros onde haja fácil acesso a alimentação e líquidos, assim o seu suprimento de comida e água pode ser reduzido, para apenas algumas horas ou quilometragens menores, pois ao longo do percurso você poderá se reabastecer. Nos treinos pré-viagem, inclua a sua bagagem, faça sua preparação carregando o mesmo peso que levará na sua cicloviagem. Isto ajudará a determinar o quanto de peso estará disposto a carregar durante a viagem.
7 – Como está a sua técnica de pilotagem de bicicleta e seu conhecimento de mecânica de emergência?
Ninguém precisa ser um piloto profissional, mas é importante ter uma técnica pilotagem de bicicleta mais apurada, seja para uma cicloviagem em estrada de asfalto ou por trilhas de terra. Cada situação demanda do ciclista um conhecimento bom de pilotagem para evitar situações indesejadas, principalmente se estiver planejando viajar sozinho. Além disso, também é importante conhecer um pouco de mecânica básica, como saber trocar uma câmera de pneu, consertar uma corrente, ajustar um freio ou câmbio.
8 – Visite uma loja!
Depois de planejar a cicloviagem visite lojas especializadas para comprar os itens adequados à viagem. Não economize! Nada pior do que um bagageiro ou alforge despencando da bicicleta, ou um farol que não ilumina o suficiente. Converse com especialistas, com os profissionais das lojas e com outros ciclistas que praticam com frequência cicloviagens.
Boa viagem!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…