Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
São poucas, mas não deixam de ser comuns as provas vespertinas, competições que são realizadas no período da tarde. Aliás, até pouco tempo, a mais tradicional prova brasileira, a Corrida Internacional de São Silvestre, era realizada com largada às 17h.
Temos ainda na cidade de São Paulo a tradicional Volta da USP com mais de cinquenta anos de existência e agora a New Balance Mile, que será disputada a partir das 14h com baterias rolando até às 20h. Essa última, uma prova de pista curta e muito rápida. Pelo Brasil também há provas vespertinas.
Neste período, por mais incrível que pareça, no Brasil, devido ao clima, é subutilizado. Podem perceber: temos mais provas no período da manhã e as night runs do que corridas à tarde. Treinos igualmente nestas proporções.
Portanto, fica nítido que os corredores precisam adotar novas estratégias. Vejamos: é mais fácil para o organismo assimilar e digerir um café da manhã frugal do que um almoço em família. Assim, o corredor pode – e deve – optar por alimentos de fácil digestão até quatro horas antes da largada para a prova que se inicia após às 16h. Os brunchs (cafés da manhã super reforçados) já podem servir de opção para aqueles que correm provas mais cedo. No meio tempo entre a refeição e a prova pode-se optar por frutas, sucos ou alimentos secos como castanhas, caso tenha fome.
O stress que um período a mais acarreta com assuntos como trânsito, notícias e família também pode ser maior a tarde do que no período da manhã, quando a mente está mais arejada e a corrida é basicamente a primeira atividade do dia. Assim, procure tentar se isolar de problemas.
Se existem desvantagens, há vantagens como o sono de melhor qualidade, e os requisitos envolvendo a logística e transportes que são facilitados. Como dica, tente alterar de um a dois treinos para o período da tarde com mais ênfase no final de semana.
Outra característica de provas realizadas à tarde se refere ao fato que a maioria é realizada no outono e verão, época que o horário de verão está em vigor, portanto, cuidados básicos como a proteção solar devem ser postas em práticas além de estar preparado ‘espiritualmente’ para chuva de fim de tarde lava-alma.
Compartilhar link