Erros comuns na Maratona de São Paulo

Atualizado em 15 de julho de 2016

No próximo domingo, teremos a Maratona de São Paulo e você, logicamente, sabe que uma maratona conta com a distância de 42,195m. Não é?! Pois é, esse é um dos erros comuns que acontecem na Maratona de São Paulo, muitos não sabem a distância oficial da prova e fazem sua inscrição acreditando que em duas horas no máximo estarão de volta a casa.

Selecionei e listei aí embaixo as falhas mais comuns na Maratona de São Paulo. Tem algumas divertidas e outras perigosas. Veja ao que estar alerta:

Cuidado com o horário
A cada ano, a Maratona de São Paulo mostra-se uma das mais importantes provas do nosso calendário. Este ano, a prova teve seu horário de largada alterado, agora às 7h30, para o público geral. Bom, sempre vemos os atrasados largando depois de muito tempo do início… por isso, se você pretende correr bem, tente chegar cedo para realizar suas ações com tranquilidade.

Mudanças no percurso
Para quem não olhou o mapa da prova, o percurso mudou novamente. Não vamos discutir se ficou melhor ou pior, mas o fato de mudar todo ano pode ser desestimulante para o corredor que vai participar da Maratona de São Paulo.

Km ou milha?
Você sabe qual o sistema de medida utilizado no seu país? Ainda não entendi porque as distâncias da prova deste ano foram informadas em milhas. Além da maratona teremos provas de 15 milhas (aproximadamente 24 km), 5 milhas (aproximadamente 8 km) e 2 milhas (aproximadamente 3km). No mundo, somente os EUA utiliza a milha como sistema de medida. O restante do mundo trabalha com quilômetros.

Acostume-se com a monotonia
Se você quer se dar bem na Maratona de São Paulo acostume-se com a monotonia do percurso. A pior parte será dentro da USP, onde o trajeto é muito previsível e sem estímulos externos. Essa é a parte da prova onde muita gente perde o foco e caminha. Mais: perde-se um tempo precioso para a melhoria da sua performance.

Hidratação
É muito chato falar isso… mas, se possível, leve um copo de água com você por todo o percurso da prova. É incrível o alto número de pessoas que me fala sobre falta de água na parte final da prova, quando mais precisamos de reposição hídrica.

Clima
Acredito que esse problema não teremos. Mas fique atento ao ritmo que irá imprimir à corrida, em função da temperatura e umidade relativa do ar. Em 2014, tivemos um número enorme de pessoas desistindo da prova por conta do calor de 38C.

Logicamente, que a participação em uma maratona não se resume aos cuidados acima. Treinamento adequado, preparo nutricional com suplementação, equipamentos (tênis, tecido da camiseta, bermuda térmica) e alguns outros detalhes pessoais são importantes para você se sair bem nesta prova.

Um grande abraço a todos e até a próxima!