Experts

A eterna evolução e aprendizado no esporte

Você começou a treinar agora, não conhece nada ou pouco sobre o esporte e ainda está sofrendo com os treinos e as provas? Ou “pior”: você já está há anos praticando corrida, ciclismo, natação ou outra modalidade, mas ainda comete erros simples e percebe que ainda tem muito para evoluir. Não se desespere! O esporte, assim como a vida, nos traz lições diárias, fundamentais para nossa constante evolução, que nunca para. 

Eu mesmo, com quase duas décadas de corrida e triathlon, ainda tenho muito a aprender e aprimorar! Com o passar do tempo, associado ao treinamento regular, bem planejado e monitorado, nos tornamos mais experientes; essa experiência nos ajuda a concretizar nossas metas por uma série de razões: disciplina, bons hábitos, regularidade e paciência são pré-requisitos para fixar o aprendizados na mente. Sem eles, não há como obter feedback preciso para afirmar que fizemos nosso melhor nos desafios.

 

 

Outros fatores que influenciam a evolução no esporte

1. A adaptação do corpo aos estímulos aplicados requer tempo. É Preciso insistir nos mesmos estímulos e, também diversificá-los de maneira bem organizada e planejada – o que pode levar meses ou até anos.

2. A cada ciclo de treinamento bem estruturado (macro, meso e microciclo) o corpo se torna mais forte e preparado para suportar o regime de treinos de maneira segura e otimizada.

3. Um calendário de provas bem planejado é mandatório. Essa etapa permite mensurar os resultados dos treinos e fazer uma avaliação mais adequada, para corrigir possíveis falhas na preparação ou na rotina diária.

4. A conversa frequente com o treinador é importante para que ele possa fazer considerações relevantes e pertinentes, ajustar os treinos e estabelecer estratégias de provas.

5. Estamos suscetíveis a uma série de adversidades que aparecem em todos os momentos. Algumas estão em nosso poder de influência; outras não. Mas todas trazem lições valiosas para o amadurecimento. Evite reclamar e se derrotar: se fortaleça com a alteração da rota!

6. Ter claro nossas metas e amar o que fazemos são fatores primordiais para que o trabalho seja bem executado em curto, médio e longo prazo.

7. Sem persistência não há sucesso. Por conta das diferentes variáveis, os erros e fracassos são inevitáveis, por isso não podemos desanimar com os resultados ruins.

Temos muito a construir e a evoluir, e não sabemos qual o nosso limite. Este é um dos motivos que torna o esporte e a vida tão fascinantes!

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; atleta amador de corrida de rua e triathlon e apaixonado pelo que faz.

Share
Published by
Rodrigo Lobo

Recent Posts

MOV

43 minutos ago

Eco SP

43 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago