Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O movimento da corrida demanda uma técnica que, quando executada de forma correta, traz bons resultados. Não só a corrida, mas a caminhada também exige um padrão ideal.
Dessa forma, evita-se lesões em músculos, articulações e tendões. Os treinos com exercícios educativos compõem essa técnica. São movimentos simples, mas muito importantes porque melhoram a eficiência da mecânica do movimento.
Aprenda uma séries de 5 exercícios aqui.
Com essa melhoria por meios dos exercícios educativos, é reduzido o desgaste físico. Inclusive, o corredor economiza energia e tem mais chances de evoluir na prática.
De uns anos para cá, devido a falta de exercicios básicos nas escolas, nos deparamos com uma geração que inicia a corrida depois da idade adulta.
Naturalmente, este e outros fatores irão impactar em lapsos na execução dos movimentos necessários para correr.
Somados a isso, o praticante pode ainda sofrer com a sobrecarga nas articulações do corpo que não estão preparadas adequadamente para suportar os impactos da atividade.
Algumas pesquisas de biomecânica indicam que, em uma prova de 10 km, o corredor chega a ter, no mínimo, um desgaste 20% maior por causa de uma corrida ineficiente.
E esse problema está relacionado ao impacto. Afinal, uma mais eficiente também fará o praticante correr com mais leveza e menos impacto sobre seu corpo e articulações.
Estudos mostram que o impacto pode variar de 3 a 5 vezes o peso corporal do praticante (Brown, 2014), e os educativos entram nesse quadro de prevenção.
Para prevenir lesões, é importante focar em trabalhos específicos para melhorar a consciência corporal do corpo todo — e não somente dos pés. E os exercícios educativos podem ajudar bastante nisso.
Por isso que nós, da Upper Run, vamos sempre estimular e defender a prática de corrida ou caminhada com a orientação de um profissional de educação física especializado.
Compartilhar link