Natal chegando e a sofrência já começa. Depois ainda tem ano novo. É ceia, confraternização, amigo-secreto, comida, doces, bebidas, mais comida. Folgas e feriados. Alguém mais aí começa com aquela depressão pré-festas já pensando na jaca e no shape que vai perder? Pois pare tudo agora! É possível passar por esse período de um jeito mais leve e manter a forma, acredite!
Eu sou dessas que adora uma convivência em família, uma data festiva. Mas também não quero perder tudo que conquistei durante o ano em duas semanas de jaca, né? Então, fui atrás de algumas dicas que podem me ajudar e, de quebra, servirem de inspiração por aí.
A gente vê o calendário passando e dá aquele frio na barriga. Não sabe se fica feliz pelo panetone que vem por aí ou se já se joga na BR com medo de perder a força, a flexibilidade, de escorregar na dieta super mega equilibrada do ano. Enfim, é tanto pra pensar, que o melhor mesmo é se preparar e se organizar. Primeiro emocionalmente. Depois, colocar mesmo no papel o que você se permite ou não durante o período de festas. Isso ajuda muito a baixar a ansiedade e a seguir melhor aquilo que a gente se propõe a fazer.
TREINOS: O QUE FAZER?
Então, vamos lá, eu tenho duas opções em mente. A primeira, caso eu viaje com a família, que seja para um sítio, onde não tem box. Nesse caso, dá pra focar na convivência (por favor) com os seus queridos sem culpa e aproveitar pra mexer o corpo mais perto da natureza. Uma corrida, um jogo em família, que sempre rende boas risadas. Ou, até vale um WOD sem desculpa. Vai no Google: muitos boxes oferecem opções de treino para os dias em que vão estar de portas fechadas!
Se ficar em São Paulo, dá pra seguir com os treinos. Mas sempre lembrando que esse é um ótimo momento pra dar uma paradinha, pegar mais leve. Tá mais quente, a cidade mais parada, dá pra aproveitar os parques, quem sabe ir até a praia. Enfim, sair da rotina é sempre bom e ajuda a descarregar o estresse do ano para voltar com força total. Qual vai ser a escolha por aí?
CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO
Ficar uns dias sem treinar, ok. Mas sem treinar e ainda em época de pernil, champagne e panetone, haja consciência, né? O foco aqui é bom senso e equilíbrio, sempre. Eu estou apaixonada pelo sistema que a minha nutri está usando comigo. Ela chama de refeição da alma. Ou seja, aquela em que é liberado escolher o que você quiser comer no dia.
Como a gente gasta muita caloria nos treinos, dá pra ter esses pequenos intervalos na dieta mais natureba. Então, o que eu faço é me permitir umas 3 refeições pra alma na semana, quer seja um evento social, um jantar em família ou mesmo algo que eu esteja com muita vontade de comer. Nas demais, sigo uma alimentação mais “limpa”, saudável, dentro do recomendado, sem fritura, sem doce, muito vegetal, muito legume.
A noite do natal, o almoço de ano novo, essas ocasiões não tem como não ser uma refeição pra alma, né? Então, talvez essa seja uma boa dica para as festas. O ideal para manter a forma é a regra dos 80%/20%. Manter saudável 80% do dia e liberar os 20% ou fazer, por exemplo, três dias seguidos “limpos” e liberar nos outros em mais de uma refeição. São duas estratégias interessantes para se fazer nesse tempo de festas. Para manter a forma claro, sem neura de querer ganhar shape nessa época.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…