Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fora do circuito da série World Majors Marathon há excelentes maratonas. Depois que falamos de três corridas realizadas na Alemanha, chegamos à Espanha.
Quem não se assombrou com a chegada fulminante que assistimos em fevereiro de 2020 de cerca 30 corredores atingindo índice olímpico de 2h11min30s na Maratona de Sevilha? Já a Maratona de Valência tem histórico de ter trechos intermediários que já foram palco de recordes do mundo. E por que não falar de uma prova pensada para ser uma rápida e classificatória para Boston nas montanhas de Granada?
Quando: 06/12/2020
Distâncias: 42 km e 10 km
Temperatura: média de 12ºC a 17ºC
A Maratona de Valência é uma das 12 corridas do mundo a possuir a chancela Platinum Label conferida pela World Athletics e é realizada desde 1981. A cidade é palco dos atuais recordes mundiais dos 5km e 10km, splits que estão dentro da maratona.
Considerada uma das mais organizadas maratonas do mundo, Valência é o atual mais rápido percurso da Espanha com recorde de 2h03min51s (masculino) e 2h18min30s (feminino).
São 25 mil corredores anualmente que se concentram na moderna arena localizada na Cidade das Artes e Ciência, local onde se dá a chegada na agora conhecida “passarela dos sonhos”. O local é onde os atletas atingem seu objetivo correndo, literalmente, sobre as águas em frente ao Museu Príncipe Felipe, graças a uma plataforma com mais de 150 metros de comprimento que a torna uma das finais mais fascinantes entre as maratonas mundiais.
Brasileiros tem duas opções de hubs para chegar a Valência. Madri fica a 357 km e Barcelona localiza-se a 352 km. Dá para ir de avião ou trem das duas cidades.
As inscrições se iniciam em 60 euros no primeiro lote e vão para 80, no segundo, e 100, no terceiro. Todos eles já estão esgotados para a próxima edição. No entanto, o site oferece uma lista de espera cujo valor de inscrição é de euros 120.
Papais e mamães que queiram deixar seus filhos sob cuidados da organização enquanto correm a maratona tem essa opção por 30 euros com renda revertida a ONG Save The Children.
Mais aqui
Quando: 20/02/2021
Distância: 42 km
Temperatura: média de 7ºC a 17C
A Maratona de Sevilha é uma prova com chancela Gold Label da World Athletics. Realizada desde 1985, possui patrocínio do Zurich Insurance Group, maior seguradora suíça, e da New Balance.
Alguns especialistas garantem que a Maratona de Sevilha pode se tornar uma das mais rápidas maratona do mundo. Rápida já provou que é, como vimos este ano.
De Madri, é possível pegar um trem-bala a partir de 23 euros e em 2h30 chegar à medieval e moderna cidade de Sevilha, distante 534 km da capital espanhola. Sevilha tem história datada antes de Cristo, é berço do flamenco e a bela orla do rio Guadalquivir é excelente para aquele trote maroto pré-maratona.
Na edição 2020 da Maratona de Sevilha, cerca de 30 corredores atingiram índice olímpico de 2h11min30s na prova. A largada, mesmo para os amadores, acontece de forma rápida. Assisti à última e me chamou a atenção que mesmo antes da linha de largada os corredores já estão correndo, sinal que o fluxo é muito bem organizado.
Com uma boa expo, em que o destaque é uma grande loja da New Balance, os corredores têm opões de compras, palestras e jantar de massas.
O percurso rivaliza com de Valencia como mais rápido da Espanha e o desnível do ponto mais alto ao mais baixo é de apenas 10 metros. A chegada se dá no Estádio Olímpico de La Cartuja, sede do Campeonato Mundial de Atletismo em 1999.
Mais aqui
Quando: 20/09/2020
Distância: 42 km
Temperatura: média de 5ºCa 10ºC (na Serra) e 25ºC na chegada
Organizada pelo Albatros Adventure Marathons, os mesmos organizadores da Muralha da China ou da Maratona do Circulo Polar, a World Fatest Marathon, como o nome indica, se posiciona como uma das mais rápidas maratonas do mundo.
Disputada nas montanhas de Sierra Nevada, a prova foi criada para quem quer bater seu recorde pessoal e para aqueles que almejam obter índice para Boston.
A largada se dá a 2605 metros do nível do mar e a chegada é a 667. O percurso é feito em uma estrada pavimentada que faz uma descida em forma de serpente em um constante downhill entre a comunidade de Pradollano e a cidade histórica de Granada.
Com uma rota 100% em declive (menos de 1 km não é em descida), uma queda de altitude de 1.938 metros (6.358 pés) e uma descida média total de 4,6%, esta corrida é propícia para bons tempos.
A cordilheira de Sierra Nevada é o ponto mais alto da Espanha continental e por onde boa parte do trajeto da World Fastest Marathon se desenrola. Ou seja, não é uma maratona urbana.
Aproximadamente 10 quilômetros antes da linha de chegada, os corredores passam pela vila de Canales e, em seguida, saem da rodovia A-395 para atravessar as aldeias de Pinos Genil e Cenes de la Vega. Nesse ponto, o grande desnível da estrada achatará um pouco, mas continuará descendo até a linha de chegada no Celador Del Paseo Del Salón, um belo parque no centro de Granada.
A cervejaria premium Mikkeller é a patrocinadora oficial do evento e garante a festa no pós-prova.
Para corredores estrangeiros, a organização tem um pacote especial de cinco dias ao valor de 690 euros; As inscrições avulsas para locais saem por volta de 100 euros.
Mais aqui
Compartilhar link