Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pois senhoras e senhores, Haile Gebrselassie, o Imperador das pistas e do asfalto mudou definitivamente de ramo e resolveu entrar para a cartolagem do atletismo mundial.
No último fim de semana, Gebrselassie, lenda vida do atletismo em geral e das maratonas em particular, concorreu à presidência da Federação Etíope de Atletismo e foi eleito com facilidade para o maior cargo da entidade.
“Estou muito honrado com a confiança que depositaram em mim”, disse ele, segundo material de imprensa que sua assessoria mandou para mim. “Quero muito trabalhar com todos os envolvidos com a EAF (Ethiopian Athletics Federation) para construir um grande futuro para o atletismo da Etiópia”, continuou.
Esse é mais um passo do grande quebrador de recordes da história do atletismo – já bateu 27 marcas mundiais, em diversas distâncias, dos 5.000 metros à maratona – rumo à vida política. Passa a acumular o título de cartola do esporte ao apelido de Imperador, que conquistou por seus feitos esportivos.
A candidatura de Haile Gebrselassie não é surpresa para quem acompanha a carreira do grande atleta etíope.
Se você é leitor da “O2”, vai lembrar que, no ano passado, publiquei na edição de novembro reportagem mostrando as ambições de políticas de Haile, que chegou a pensar em concorrer a uma vaga na Assembléia Nacional e não descarta vir a disputar a presidência da Etiópia.
“Para mim, nada é impossível”, dizia ele na época.
Vamos ver se ele vai se dar tão bem entre a cartolagem como se saiu no esporte e na vida como empresário.
Haile é hoje um dos figurões da Etiópia, empregando mais de duas mil pessoas em diversas atividades, desde construção civil e hotéis até fazenda de café e revenda de autoimóveis. Também mantém atividades sociais para beneficiar comunidades mais pobres e é embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas.
Compartilhar link