A primeira vez que vi o Hupana, novo modelo da marca Hoka, ao vivo, foi no mundial do Ironman do Havaí, em outubro do ano passado. Todo o staff da marca estava calçando ele na expo da prova. Perguntei a eles que modelo era aquele e quando seria lançado, e me informaram que, em dezembro de 2016, o Hupana estaria no mercado americano.
Assim que foi lançado, comprei um par. O Hupana me agradou desde o primeiro momento que o calcei. Correndo com ele, logo de cara notei que dos modelos de performance da Hoka ele é o mais confortável e com melhor resposta.
Comparando o Hupana com o Tracer, modelo mais antigo da marca, o lançamento é mais macio e veste melhor, já que a forma não é tão estreita.
Todo o solado é em EVA, não havendo qualquer parte com borracha de carbono, como é o Tracer. Este detalhe é o que deixa o tênis mais macio, porém sua vida útil não deve ser muito longa.
Corredores e triatletas mais antigos, que se lembram do modelo Reebok Speed Racer, lá pelos anos de 1999/2000, se correrem com o Hupana terão a sensação de que ambos são semelhantes, já que aquele modelo também tinha a composição do solado 100% em EVA.
Se por um lado os modelos da Hoka têm agradado um grande número de corredores e triatletas ao redor do mundo, em virtude do conforto com relação ao amortecimento e da leveza dos tênis, por outro lado eles lideram as estatísticas de tênis mais feios do mercado de corrida.
O Hupana, porém, foge um pouco disso. Eu o considero como o modelo com melhor design e mais bonito da marca. Ele não tem um perfil de entressola alto, como a maioria dos modelos da Hoka, além de ser leve (o meu é tamanho 11US – 42.5BR e pesa 266 gramas).
Minha percepção é que a Hoka lançou o Hupana como um modelo de performance para treinos de velocidade e provas, mas também para ser utilizado diariamente, para sair, ir à academia etc.
O principal ponto negativo do tênis é a malha de cabedal. Totalmente fechada e pouco flexível, se molhada absorve muita água. Para provas longas, se a temperatura estiver alta, é bem possível que os pés “cozinhem” dentro do tênis. Quem sabe a 2ª edição, que deve ser lançada somente no início de 2018, venha com uma malha ventilada e flexível.
Aqui no Brasil, o Hupana deve chegar em julho.
Informações técnicas
Categoria: Performance
Drop: 5mm (25mm calcanhar / 20mm frente)
Peso: 232g (Tam 40 Mas) / 179g (Tam 37 Fem)
Pisada: Neutra
Preço nos EUA: 155 dólares
Mais informações: www.hokaoneone.com
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…