Nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42 km é algo que, realmente, coloca o nosso corpo (físico e mente) sob juízo. Dentre os diversos comentários e opiniões de diferentes profissionais ligados à área da saúde, tenha certeza do seguinte: você pode perfeitamente pensar em tentar concluir um Ironman! É só querer e não antecipar o processo.
Assim, como em quase tudo na vida, estratégias e ações são duas palavras que se ligam diretamente em busca da realização de algum objetivo. Com o triathlon não é diferente.
Tomando como exemplo uma pessoa comum, vou detalhar as estratégias aplicadas para que ela alcance a meta chamada Ironman:
O primeiro passo é ter o aval médico. Uma bateria completa de exames deverá ser feita para nos certificarmos de que o nosso candidato à triatleta não tem nenhuma restrição. É de suma importância que o atleta esclareça ao médico o seu interesse pela prática do triathlon, sendo ainda mais qualitativo, se o médico tiver alguma experiência prática em algum dos esportes que compõem a modalidade.
Com os resultados dos exames aprovados, chega o momento de montar o Programa de Treino. Como meta inicial, colocaremos um Sprint Triathlon (750 m/20 km/5 km). Nessa fase, é fundamental que o triatleta encaixe os treinos no seu dia a dia de acordo com os outros compromissos (trabalho, família, cursos, etc.). Conciliar os treinos com uma dieta alimentar prescrita por um nutricionista é muito válido. Além disso, o atleta deve, sempre, ficar de olho no seu descanso. As horas de sono são preciosas.
Depois de alguns meses (ou anos) de treino, algumas provas de Sprint, outras combinações curtas (Aquathlon 500 m/3 km e/ou Duathlon Terrestre 5 km/20 km/ 2,5 km) e esportes isolados (travessias ou corridas, entre 5 km e 10 km), está na hora de ampliar o objetivo e partir para a distância olímpica (1,5 km/40 km/ 10 km). Para essa fase, deve-se ter certeza que o treino de triathlon já é um hábito na vida.
Depois de mais alguns meses (ou anos) de treino, algumas provas de olímpico (além das tradicionais provas de sprint), combinações ainda maiores (Aquathlon 1 km/ 10 km e Duathlon Terrestre 10 km/40 km/ 5km) e esportes isolados também mais longos (travessia de 3 km, corridas entre 10 km e 21 km), novo momento de focar metas maiores… Aí, o meio IronMan torna-se o próximo objetivo.
Com o meio Ironman concluído e muita bagagem nas costas, chega o momento de partir rumo ao tão sonhado (e agora possível!) Ironman.
Quanto tempo leva tudo isso? Cada um terá a sua resposta. Porém, isso não importa. O que importa é você ter sempre os três p’s (persistência, paciência e prazer) ao seu lado em todos os treinos e competições. O Ironman virá como consequência. É só querer.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…