Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Kinesio taping é uma bandagem terapêutica que auxilia os músculos e tecidos a buscarem o seu funcionamento normal. Ela foi criada por Dr. Kenzo, quiropraxista, que percebeu que os músculos e tendões, quando submetidos a um estímulo externo, diminuíam a dor e exerciam sua função corretamente. No entanto, na época, os materiais que existiam, como esparadrapos, faixas e bandagens, dariam reações alérgicas ou limitariam o movimento.
A partir desse momento, teve início uma busca por um material elástico que pudesse ter uma tolerância na pele sem provocar reações alérgicas. Hoje, essa fita apresenta elasticidade semelhante à da nossa pele.
A primeira vez em que a kinesio taping apareceu foi nas Olimpíadas de 1988, em Seul, mas só nas últimas edições ela ganhou mais notoriedade. Desde então, é grande sua presença em centros olímpicos, centro de reabilitação e também em clínicas e consultórios.
A kinesio taping tem ótimos resultados tanto na prevenção como no atendimento primário, agudo ou crônico. Diversos benefícios vêm sendo pesquisados, como redução do quadro álgico, correção da biomecânica articular e funções musculares, melhora da circulação, reparação de lesões teciduais, facilitação e/ou limitação do movimento. Isso permite que ela seja usada em diversas áreas da saúde, como fisioterapia, acupuntura e quiropraxia.
As fitas são feitas de algodão para prevenir reações alérgicas e suas linhas imitam as impressões digitais. A duração da aplicação da fita é de 3 a 5 dias e não há diferença técnica entre as cores.
Aplicação
Além do conhecimento musculoesquelético, é necessário aplicar a técnica específica e adequada à disfunção em questão. É primordial o diagnóstico específico. O sucesso da bandagem será diretamente relacionado a esses conhecimentos e à aplicação correta.
As contraindicações são infecções de pele, celulite, ferida na pele, trombose e alergia para pessoas alérgicas. Em caso de dúvida, converse com o médico responsável para discutir a aplicação da kinesio taping.
Compartilhar link