ShutterstockFoto: Shutterstock

Ligeira ode à maratona

Atualizado em 28 de julho de 2017
Mais em Corrida de Rua

Em que outra modalidade esportiva um amador pode participar de uma prova juntamente com profissionais, podendo, inclusive, por exemplo, fazer simultaneamente o mesmo percurso que o recordista mundial faz e ser aplaudido pelas mesmas pessoas que o aplaudiram?

Você, caro leitor, que aprecia automobilismo, alguma vez sonhou em largar com seu Chevrolet logo atrás de uma Ferrari no Grande Prêmio de Mônaco? Ou, se fã de tênis, imaginou-se entrando na quadra central de Wimbledon para bater uma bolinha após uma partida do Roger Federer?

Desejou, enquanto ciclista, pedalar pelos clivos do Mont Ventoux em pleno Tour de France? Em 2011, Patrick Makau e eu corremos a Maratona de Berlim. Ele bateu o recorde mundial. A minha medalha por ter concluído a prova é igual à dele.

 

 

John “the Penguin” Bingham, autor da obra An accidental Athlete, enaltece, justamente, o seguinte: “todo aquele que termina uma maratona recebe a mesma medalha. A medalha não muda do ouro pra prata, da prata pro bronze, conforme a colocação na prova”.

Em que outro esporte, salvo no frescobol, claro, não há propriamente vencedores e vencidos?