Já realizei a Maratona de São Paulo umas seis ou sete vezes. E, em todas elas, só peguei altas temperaturas. Para esse ano, tudo indica que as dificuldades serão parecidas, apesar de a organização se esforçar em tentar melhorar tecnicamente o percurso o que veremos novamente este ano, minimizando o desgaste dos corredores.
A previsão de temperatura para o próximo domingo (19 de outubro) será de 18 a 31°C, com umidade relativa do ar de 47%. Pensando nisso, resolvi escrever algumas dicas para quem for participar, ficando atento a alguns detalhes e tendo um dia mais feliz realizando o seu sonho esportivo.
Primeira coisa, importantíssima, é corrigir com antecedência seu relógio pois teremos a mudança para o horário de verão exatamente do sábado para o domingo. Antecipar sua ida para a cama será uma boa tática para minimizar o efeito desta mudança.
Na preparação, uns três dias antes da prova, será importante você aumentar o volume de líquido ingerido durante o dia. Isso para hidratar melhor seu organismo e ajudá-lo a prevenir-se da esperada desidratação no momento da corrida. A utilização prévia de repositores também é interessante já que eles colaboram com a retenção de líquido no organismo.
O informativo da prova nos indica que os postos de hidratação estarão a cada 3 km de distância, aproximadamente, o que é bacana para manter o atleta equilibrado por mais tempo durante a prova. Lembrar de pegar água em TODOS os postos, ajustar o ritmo e beber em pequenos goles refrescando seu corpo é fundamental.
A utilização do gel de carboidrato ou repositor liquido de forma equilibrada e frequente será um dos segredos que colaborarão com o sucesso de sua prova e o uso de protetor solar, vaselina, boné e óculos de sol completarão seu “sistema de proteção para provas escaldantes”!
Pode ser que São Pedro resolva nos fazer uma visita, faz muito tempo que não aparece, e mudar toda a nossa previsão da prova, mas de qualquer maneira quase nada do que mencionamos acima perderá a validade.
Desejo a todos uma grande prova e que cada km se traduza em uma conquista, se juntando uma a uma, até o final dos 42.195 metros!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…