“Ei amigo, fique em seu mundo de 90 centímetros”. Meu mundo parou quando li essa frase no livro Não Há Heróis do ex-SEAL Mark Owen. Os diversos desafios já passados na montanha cruzaram a minha mente. Fez todo o sentido para mim.
Se você corre na montanha, em algum momento enfrentará uma situação que demandará tudo e mais um pouco de você. Isso é uma afirmação. Se já não aconteceu, acontecerá. Pode apostar.
Quer um exemplo? Você pode estar subindo o morro do Baipi, na Ilha Bela, mentalmente exausto. Suas opções: abandonar a prova, mesmo que não esteja enfrentando nenhum problema físico e encarar sua imagem no espelho no dia seguinte; ou respirar fundo, dominar os demônios em sua mente e seguir em frente?
No livro, Owen está escalando um enorme rochedo. Ele odeia altura e deseja enfrentar esse medo. Sua mente grita para seguir em frente, mas o corpo se recusa. Ele trava.
Em poucos instantes seu instrutor está ao seu lado e diz: “Apenas concentre-se em seu mundo de 90 centímetros. Concentre-se naquilo que você pode afetar. Você fica olhando para os lados e nada disso pode ajudá-lo agora, não é”?
Em uma situação em que a tomada de decisão é necessária, abster-se do todo e focar no que realmente importa é fundamental.
Essa atitude aparentemente simples é muito mais complicada de ser tomada após longas horas de prova ou sob condições climáticas adversas.
Mas é sempre reconfortante lembrar que uma boa solução pode estar contida em um espaço tão pequeno como 90 centímetros.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…