O período de ‘off-season’ é aquele compreendido entre diferentes temporadas dos atletas e é extremamente importante na vida do corredor. É sempre bom lembrar que o treinamento desportivo se baseia em um tripé formado por treino, nutrição e descanso.
Finalizada uma sequência de competições, após sua última prova-alvo, o corredor tende a ter um período de descanso chamado de off-season. Nesse período, que varia de 5 a 15 dias, o atleta pode parar totalmente de correr ou dar umas corridinhas descompromissadas, preferencialmente sem cronômetro e correndo distâncias curtas (até 5km) em ritmo de trote.
Neste espaço de tempo, ele pode optar por pedalar, nadar e fazer caminhadas leves, descansando o corpo para o futuro ciclo de treinamento. Importante também se ocupar com sua vida social, trocando o ‘sagrado’ horário de treino de corrida para fazer atividades como ler e passar tempo com a família e os amigos. Ou até ir ao cinema ou teatro.
Apesar deste artigo dar a opção de fazer corridas leves, o ideal é se desligar completamente da modalidade. Isso trará um fortalecimento psicológico e autoconhecimento ao atleta, mostrando a ele que existe vida além da corrida.
O equilíbrio é fundamental, na corrida e na vida, e respeitar a off-season é uma ótima ferramenta para atingir esse objetivo.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…