O corpo é de longe a mais perfeita máquina que existe. O seu funcionamento é único, uma vez que todas as outras máquinas feitas pelo homem, quanto mais são usadas, mais se desgastam e estragam. Ao contrário, o corpo, quanto mais é utilizado, mais se transforma e se desenvolve.
Seus mecanismos de recuperação e regeneração são absolutamente incomparáveis, e seus ajustes e reajustes são simplesmente espantosos. Nosso corpo está, durante todo o decorrer da vida, buscando o equilíbrio e o constante aperfeiçoamento na melhoria de todas as suas funções.
Ao executarmos um trabalho físico, promovemos uma agressão muito forte ao corpo. Essa agressão, porém, é altamente positiva, já que é justamente ela que possibilita ao organismo a sua espetacular reação de se transformar, promovendo o seu desenvolvimento. Exercitar-se é, portanto, o elemento mais importante de nossas vidas. Quando não existe esta ação do movimento e a pessoa vive uma vida completamente sedentária, o seu organismo vai perdendo suas energias e se atrofiando pelos anos.
Temos de entender que o trabalho com o corpo, promovendo esta ação do movimento voluntarioso por meio do exercício físico, é que vai nos tornar melhores a cada dia. A mágica toda, porém, não está apenas no movimento em si, mas na espantosa reação do organismo a esta agressão voluntária. É exatamente por isso que precisamos dar muito valor ao repouso. É ele que vai potencializar a ação do exercício, aumentando sua performance orgânica e/ou esportiva. O grande problema é que, quando malfeito, entretanto, o efeito é exatamente o contrário e sua performance pode sofrer as consequências.
O trabalho físico promove um verdadeiro estrago no organismo. São desgastes das articulações, destruição de milhares de células, estressamento das fibras musculares e minilesões por todo o corpo. No descanso, porém, seu corpo trabalhará de maneira redobrada para “curar” todas essas alterações — e é daí que vêm os ganhos reais!
Daí, também, a extraordinária importância de um sono reparador após o esforço físico, além de uma alimentação balanceada com alimentos de origens naturais e de fácil digestão (evitando, sempre que possível, os produtos industrializados). Tais medidas irão influenciar diretamente a recuperação, fazendo seu corpo evoluir e seu desempenho aumentar cada vez mais.
Amigo leitor, absorva estas palavras com atenção e tenha em mente que o trabalho com o seu corpo não deve ser exagerado. Sempre respeite suas limitações e, claro, dê a ele o descanso necessário para se recuperar. São esses fatores que permitirão que você viva uma vida repleta de saúde, energia, vitalidade e disposição.
*Por Nuno Cobra
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…