Experts

O que eu gosto no Circuito das Estações

Como evoluímos nas corridas? Ou melhor, como nos testamos? Uma das dicas que costumo dar é participar das mesmas provas, repetindo percurso. Mas como a maioria das corridas é anual, o feedback só aconteceria uma vez por ano, e em alguns casos, por estarmos ficando mais velhos – a depender da faixa etária – a performance pode não ser a mesma.

Por isso sugiro fortemente se utilizar de provas como o Circuito das Estações, que tem quatro etapas anuais, com um espaço de aproximadamente três meses entre elas, no mesmo percurso.

O Circuito das Estações, que está completando 15 anos de existência, revolucionou com esse formato simples, mas inovador, o cenário do início do milênio.

Em 2004 sob o patrocínio da adidas, o anunciado novo circuito de corridas iniciava o crosswork entre a revista O2 e seus circuitos de corridas e chegou chamando a atenção naquele, então concentrado, mercado de poucas provas. O Estações chegou chegando.

A sacada da medalha mandala foi sensacional, aliada à camiseta de alta qualidade que invadiu os shoppings center depois de ser usadas nas pistas. E, claro, o percurso igual a cada mudança de estação.

Por que é bom esse tipo de formato? Pois permite que o corredor possa definir uma meta de melhoria dentro da temporada comparando a performance no mesmo percurso com a mesma estrutura de prova.

Conseguirá também identificar que tipo de temperatura que mais lhe agrada e assim, quem sabe, focar uma prova-alvo na estação semelhante.

O que mais gosto? Do calor do verão ou do frio do inverno? Gosto das manhãs frias e úmidas de outono?

Vou tentar fazer as quatro etapas, seja nos 10 km ou 5 km, tentando melhorar o ritmo prova a prova em 10, 20, 30 segundos? Vou tentar manter o mesmo pace nas quatro edições?

Enfim, são estratégias motivadoras e de performance que vão permitir a você sair da mesmice exatamente por estar correndo no mesmo percurso.

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago