Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As folhas amareladas caindo no chão são apenas um detalhe. Por carregar um pouco do calor do verão, temperado por um ventinho refrescante que deixa as temperaturas agradáveis, o outono é um tempo muito especial do ano para se praticar esportes, pois nos oferece condições de melhorar a nossa performance. Isso vale principalmente para a corrida, devido ao fato de não termos mais tanto calor, nem tanto frio, e todo o sangue ficar mais disponível para ser levado aos músculos — nosso sangue fica mais oxigenado, com melhor aporte de nutrientes, evitando o desgaste e o suor excessivos. Isso acontece porque, de um lado, nosso organismo não tem de perder energia para dissipar o calor interno, como no verão; de outro, por não ter de deixar ir embora tanta energia preciosa no frio do agressivo inverno. Então, esta estação se torna um tempo precioso do ano para correr, pois além do custo praticamente zero, possibilita colocar o nosso coração no ritmo adequado para que esse importante e sagrado músculo se desenvolva da maneira mais correta, sem aquele exagero que nos impõe, por exemplo, a natação, que (na falta da habilidade adequada para a flutuação) nos obriga a nos debater na água, elevando demasiadamente a nossa frequência cardíaca.
A corrida — precedida, na maioria dos casos, de uns bons meses de caminhada — nos oferece a oportunidade de adotar um ritmo que não nos deixe ofegante. Com isso, damos ao nosso corpo um trabalho racional e inteligente, sem débito de oxigênio. A bicicleta também seria uma ótima oportunidade de colocar nosso corpo em atividade, não fossem as subidas e as descidas — uma que coloca nossa frequência cardíaca num débito total, pelo esforço demasiado, e a outra por não oferecer nenhum esforço e, por consequência, não exigir que o músculo cardíaco reaja e se transforme, desenvolvendo-se.
Desde que realizada de forma correta, a corrida permite ao atleta atingir a intensidade que ele quer, evitando exageros. Isso se torna muito fácil porque o atleta é soberano na intensidade do trabalho que escolhe para realizar. Assim, o outono é um momento privilegiado do ano, que nos oferece condições de ir nos preparando desde já para, como sempre, não chegar ao final do ano arrebentando para conseguir um corpo apresentável. Tudo conquistado de forma fácil, fácil… Além disso, é o estímulo de que precisávamos para perceber que a vida está correndo ao nosso lado, acontecendo, e que para aproveitá-la em toda a sua plenitude temos de estar no máximo de nossa percepção.
É uma ocasião especial para começar o seu trabalho de caminhada e posterior corrida, uma vez que a temperatura está a seu favor, facilitando o seu desenvolvimento.
(Matéria publicada na Revista O2 – edição #120 – abril de 2013)
*Por Nuno Cobra
Compartilhar link