Quando você combina com seus amigos ou companheiros de treino para se encontrarem às 5h da manhã, vocês saem para pedalar ou para treinar ciclismo? Essa pergunta pode parecer um pouco estranha, mas existe sim uma diferença.
Por exemplo: quando vocês se encontram e fazem um “giro” juntos, em pelotão, conversando (quando possível), vocês estão… Pedalando! Por um lado, o simples fato de pedalarem por pedalar pode ser benéfico para aqueles ciclistas que são um pouco mais “fracos” ou menos experientes, mas por outro lado pode não estar promovendo melhorias àqueles que já estão bem treinados, mesmo que o pedal tenha sido de muitos quilômetros e numa velocidade média alta.
E o que isso significa? Significa que para ser um treino, ele deve ter sido planejado, elaborado, aplicado e monitorado em cima de objetivos, pontos fortes e deficiências de cada ciclista e/ou de um grupo que tenha desempenho semelhante. De forma alguma estamos descartando a ideia de sair para “pedalar”. Em todo programa de treinamento deve sim haver sessões de treino mais “descompromissadas”, menos estressantes, com foco na sociabilização, integração e motivação. Até mesmo com intuito regenerativo (recuperação), sair para pedalar alguns quilômetros em grupo, girando leve e em terrenos mais planos, tem seu valor como parte de um programa de treinamento.
Contudo, nem sempre o ciclista, principalmente aquele que compete, poderá ter a companhia de amigos durante aqueles treinos mais específicos, mais difíceis, mais intensos, mais longos… Nessas sessões, o treino é metodicamente elaborado e estruturado para melhorar aquele atleta ou aquele grupo de atletas. Os objetivos dessas sessões de treino são os mais diversos, tais como melhorar os limiares, a potência, a resistência, a tolerância ao lactato, entre outros. Por isso não é interessante sair sempre para “pedalar” com os amigos quando o seu objetivo é melhorar o desempenho, competir bem e cada vez melhor.
Diante disso, sente com seu treinador e exponha seus objetivos e provas-alvo. Só assim ele poderá elaborar um programa de treinamento que contemple seu desafio específico. Contudo, não deixe de ter alguns dias para pedalar com os amigos de forma mais descompromissada e descontraída, isso certamente o ajudará a encarar melhor sua rotina treinos.
Bons treinos e até a próxima!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…