Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Muitos ainda têm o pensamento antiquado de que o pilates é um método para pessoas com restrições ortopédicas, doenças da coluna e idosos. Grande engano! Ele tem diversos benefícios e atende plenamente quem está em busca de uma prática de fortalecimento para a corrida.
O ganho de força muscular e mobilidade articular nesta atividade se dá através do desafio contra a resistência de molas, pesos livres ou do próprio peso do corpo.
Para aqueles que, como eu, buscam o fortalecimento para melhorar o desempenho em outros esportes (no meu caso a corrida) e prevenir lesões, está aí um ótimo exercício.
Ele prioriza a proteção da coluna, alinhamento e simetria do corpo, fortalecimento do “core” e alongamento de músculos e tendões. Além disso, mesmo quando feito em grupo, respeita a individualidade dos praticantes.
Se o foco é hipertrofia, meramente estética, será necessário priorizar carga máxima com poucas repetições, o que é mais fácil com musculação propriamente dita.
No entanto, a cereja do bolo do pilates é se preocupar prioritariamente com a qualidade da execução dos movimentos, postura e respiração, o que desafia o “core” e o equilíbrio o tempo todo.
Além disso, tudo é feito com o corpo em alongamento, deixando-o mais “leve” e fluido, sendo uma excelente opção de fortalecimento para a corrida, saúde e prevenção de lesões.
Compartilhar link