Quando acabam as férias, você volta para a sua rotina de trabalho e treinamentos e, de repente, dá de cara com um monte de exercícios e séries malucas, com subidas, descidas, abdominais, flexões, exercícios funcionais… uma loucura! É o tal trabalho de base.
Pode parecer insano, mas isso tudo faz parte de uma parte do treinamento, muito comum nesta época do ano, que chamamos de “Fase de Base”.
A “Fase de Base” constitui a primeira parte do ciclo de treinamento dos atletas que tem como objetivo uma prova específica e que pode acontecer a qualquer momento durante o ano. No caso dos atletas amadores, é consenso dos treinadores se utilizarem o trabalho de base nos meses de janeiro e início de fevereiro, realizando assim uma preparação mais adequada para o decorrer do ano.
Na “Fase de Base”, de uma forma geral, os atletas não são exigidos em sua performance. Porém, o condicionamento, alinhado ao fortalecimento e preparo articular e muscular é bastante utilizado. No trabalho de base rolam sessões de circuito, funcionais e corridas em locais e inclinações diferenciadas.
Nessa fase, também é muito comum os treinadores solicitarem a visita ao médico cardiologista para check-up, análise médica, realização de exames bioquímicos e fisiológicos com o objetivo de levantar parâmetros de treinamento. Também é comum a realização de testes de performance para que se tenha um “ponto de partida” para todo o trabalho de evolução possível do atleta.
Muitos profissionais tratam o trabalho de base como a mais importante do ano, por garantir todo o suporte para o seu sucesso. Eu acredito que ele realmente seja um bom estímulo de motivação para que se organize bem o ano esportivo e emocional e para que se definir compromissos com as áreas profissional, pessoal e familiar. Partindo daí, o ano é melhor absorvido e os resultados esportivos melhor saboreados.
Por isso, antes de iniciar seu ano de corrida, lembre-se de que todo projeto bem desenhado passa sempre por uma boa BASE!
Bons Treinos!
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…