Corrida e lesões

Adriano Cunha
Atualizado em 05 de outubro de 2017
Mais em Corrida de Rua

No último texto que escrevi, “Separando o Joio do Trigo”, o artigo correu sobre o percentual de contusões, redes sociais, informações, com e sem qualidade, e por aí foi. Agora colocarei nesse sobre quais cuidados o praticante de corrida precisa ter para prevenir lesões na corrida.

Durante anos, todas as atenções ficaram nas evoluções cardíacas, com estudos melhorando os treinos dos corredores de ponta, de amadores e de praticantes de final de semana também. Depois iniciou-se uma importante ajuda para todos os corredores que foi aliar a musculação aos treinos, proporcionando mais segurança aos músculos e tendões do corpo.

Em paralelo a esse cenário, a musculação evoluiu, e muito, com todos os estudos na biomecânica (é possível mensurar a ativação dos músculos envolvidos no movimento analisado). Isso fortaleceu a ajuda da musculação na pauta de prevenir lesões na corrida.

 

 

Hoje é sabido que a palavra “prevenção” na corrida não envolve somente as frentes cardíaca e muscular (Souza, V.A.I. 2007). É necessário também cuidar da flexibilidade, consciência corporal, coordenação motora e equilíbrio. Todas essas frentes evoluídas e/ou equilibradas vão resultar em uma técnica melhor.

Uma técnica melhor combina com um corredor com mais controle sobre a sua corrida e também sobre toda a parte psicológica que acaba interferindo principalmente em distâncias maiores.

Quando me sugeriram essa pauta, fiquei muito feliz. Afinal, esse cenário me impulsionou a abrir uma empresa focada em melhorar esse cenário, e estamos conseguindo. Portanto, cuide da sua corrida, mas cuide também de todas as habilidades que estão estão no escopo da prática e ajudam a prevenir lesões.

Desejo para todos corridas com cada vez mais qualidade e sem interrupções. Porque é uma prática boa demais para não poder fazer por um tempo determinado ou, pior ainda, em definitivo.

Adriano Cunha

Adriano Cunha

Fundador do Grupo Upper Life (www.grupoupperlife.com), formou-se em Educação Física e atuou como personal trainer e em cargos de liderança por oiyo anos no Instituto Levitas. Além disso, trabalhou e estudou em projetos na USP, InCor e Unifesp, palestrou em centros universitários como FMU, Unianchieta e USCS , e conheceu a área da Educação Física em quatro continentes. Escolhido em 2017 pelo Governo da Catalunha para mapear o mercado brasileiro de corrida no Brasil.

Ver mais