Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tenho certeza de que você que é corredor já se fez essa pergunta. Nesses últimos 35 anos, correndo e orientando alunos na corrida, fui questionado por vários sobre qual seria o melhor tênis. Mas por que essa dificuldade de definir qual o melhor calçado de corrida?
Para escolher um tênis, primeiro precisamos respeitar o princípio básico “da singularidade”: todo indivíduo (no nosso caso, todo corredor) é diferente, em termos morfológicos, estruturais e fisiológicos. Cada um de nós se adapta de maneira diferente à corrida, na passada, formato dos pés, pernas e outras estruturas.
Mais magros, mais altos, mais fortes, mais baixos, mais pesados ou mais fracos muscularmente. Com níveis cognitivos e cinestesia diferentes (entendimento neuromotor do movimento por parte do cérebro e criação de uma resposta adequada de movimento).
Definido o perfil pessoal como corredor, é hora de partir para a busca de um tênis que atenda às necessidades de peso, passada (pronador severo, pronador leve, neutro e supinador), características biomecânicas do movimento específico da corrida, tipo de treino ou competição.
O passo seguinte é experimentar o tênis, colocá-lo no pé e ver quão confortável ele é para você. Muitas lojas especializadas oferecem o test-drive do calçado escolhido por meio de uma corrida ou caminhada na esteira.
E é aí que conseguimos dar um grande passo em direção ao tênis ideal: sentir que ele é confortável, não machucará pés, unhas, dedos, calcanhares etc. O conforto é essencial na escolha! Normalmente, corredores mais experientes têm um gosto por modelos específicos, já experimentados antes.
Aí a coisa fica mais fácil. Porém, os fabricantes estão inovando continuamente, em termos de materiais, mecânica e amortecimento, entre outros. Mudanças sutis em um modelo específico em geral são para melhor. Mas grandes alterações fazem com que o corredor tenha que se adaptar à novidade, ou até que procurar um modelo novo.
Como atleta profissional de triathlon e como treinador, sempre tive patrocínios de material esportivo, incluindo tênis. E sempre tentei escolher os que mais se adaptavam às minhas necessidades de performance e conforto. Além da obrigação profissional – sempre achei importante conhecer a fundo os tênis do meu patrocinador.
Mas não ser apoiado ou patrocinado tem também suas vantagens: você pode procurar e escolher, em uma gama enorme de modelos de calçados de corrida, aqueles que são os tênis ideais para seus pés, objetivos e, inclusive, para o seu bolso.
Compartilhar link