Experts

Quatro dicas para você começar no crossfit

“É impossível” – é o que eu costumo escutar. Geralmente sorrio com carinho para quem ainda insiste em fazer tal afirmação.

Quando o assunto é crossfit, mulheres e homens sedentários e “gordinhos”, de qualquer idade, se veem apavorados por acreditarem que esses treinos não são para eles. “É impossível realizá-los”, é o que eu costumo escutar. Geralmente sorrio com carinho para quem ainda insiste em fazer tal afirmação.

Todos querem (mesmo que digam que não) emagrecer, fortalecer o corpo e estar ativo suficientemente para poder praticar seu esporte favorito, completar um desafio ou, ainda, ter uma vida longa e saudável. Mas, infelizmente, poucos se desafiam para conquistar tais objetivos.

O motivo mais famoso é o “eu não tenho tempo”. Aí, neste momento, quando alguém me vem com esta frase, eu mando a minha: “Quem não tem 15 minutos por dia para conquistar o que quer, como emagrecer, ficar forte e melhorar capacidade funcional, não terá a vida toda para ser quem quiser ser”.

Conheci pessoas que convictamente diziam a frase “nunca vou conseguir fazer isso” – até que eu os coloco frente a frente com os seus primeiros 15 minutos de treino intenso. E provo, por A mais B, que, sim, eles podem (e todos podem).

E é agora que a mágica acontece. É neste momento que um vício bom se instala. É neste momento que uma enxurrada de hormônios transita livremente pelos sistemas orgânicos. Primeiro, nos trazem prazer e alegria. Em outro momento, nos deixam mais fortes.

Sim, a ciência já nos trouxe respostas de que treinos curtos, intensos e funcionais, ou seja, semelhantes aos que treinamos no crossfit, têm maior resposta neuroendócrina do que treinos moderados, longos e segmentados.

Quem é o louco quer não quer ser viciado em bem estar, alegria, prazer e músculos fortes e saudáveis? Sim, somos loucos. Loucos espalhados por mais de 140 países. Aqui no Brasil já ultrapassamos o número de 600 boxes devidamente filiados – sem contar aqueles que oferecem a modalidade sem ter a afiliação oficial.

Pensando nisso, pensei em três dicas que vão te ajudar a iniciar sua trilha de sucesso rumo a uma vida mais saudável, a um corpo mais forte, mais magro e mais saudável. Rumo ao crossfit! Fica comigo mais um pouco, fechou? 🙂

#1 – Procure um box afiliado
Procure um box devidamente afiliado perto da sua casa – no site do CrossFit, você pode procurar: https://map.crossfit.com. Se não encontrar, procure um professor de Educação Física que tenha a certificação de Crossfit Level 1 Trainer – ou alguém especializado no método. Experimente uma, duas ou três vezes. Garanto que na primeira será paixão ao primeiro workout.

#2- Seja mais forte que sua melhor desculpa
O método tem como base treinos curtos e intensos, que você pode fazer em qualquer lugar. Se você não pode ir ao seu box, ou se vai viajar, não terá mais a desculpas para não treinar. No hotel, na sua casa, na praia e até no seu trabalho você poderá treinar sem problemas – e sempre um treino forte, pronto para você. Mas não se esqueça: procure a fonte certa.

#3 – Saiba por que o crossfit é fundamental em qualquer fase da vida
O crossfit pode ser definido como “movimentos funcionais constantemente variados, realizados em alta intensidade”. A intensidade é relativa ao seu estado atual de condicionamento físico e a sua mente. E os movimentos funcionais são aqueles que refletem padrões motores relacionados aos padrões de movimentos diários – portanto, desde seus primeiros passos. É isso que treinamos.

#4 – Apenas com CrossFit se consegue resultados rápidos
A ciência prova hoje que treinos curtos e intensos trazem resultados extraordinários, em diferentes variáveis e marcadores de saúde. Queremos você com coração melhor, pulmões melhores, queremos você rápido, ágil, flexível e, sobretudo, feliz e satisfeito com as recompensas que o método lhe dará. Um corpo que você tanto deseja será sua maior sorte.

Sugiro apenas que comece agora!

Jamille Farath

Professora de Educação Física, especialista em condicionamento físico, PMA Pilates Teacher, CrossFit Level 1 Coach, professora na pós graduação de fisiologia do exercícios. Não era muito adepta a caminhadas, até que se desafiou e fez o Caminho do Sol em outubro de 2015, andando 241km em 11 dias (em cada dia fez um WOD diferente). Hoje, caminhar se tornou um imenso prazer, assim como praticar e dar aulas de crossfit e Pilates.

Share
Published by
Jamille Farath
Tags: crossfit

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago