Experts

Saiba por que a obesidade pode te levar à demência

Sempre que falamos em obesidade pensamos logo em complicações como diabetes, hipercolesterolemia (colesterol alto), doenças cardiovasculares, etc. Mas você sabia que a obesidade pode te levar à demência!?

Pois é, estudos mostram a forte associação da falta de sinalização insulínica (em diabéticos) a casos de Doença de Alzehimer, inclusive a casos de diagnóstico precoce da doença. Os mecanismos incluem alterações no hipotálamo e hipocampo, resistência à insulina em nível cerebral e formação de placas amiloides.

Temos trabalhos também que mostram a relação de obesidade com casos de demência. Esses estudos, inclusive, mostram a redução do volume cerebral em obesos.

Um estudo publicado na Austrália mostrou que cada dois pontos de aumento do IMC correspondeu a uma redução de 7,2% no volume do hipocampo esquerdo. Esse efeito tem maior dimensão em pessoas idosas, pois estas já são predispostas a uma atrofia cerebral natural resultante do envelhecimento. Acredita-se que o mecanismo que faz com que a obesidade cause essa alteração no hipocampo é a inflamação crônica provocada pelo aumento do tecido adiposo.

A importância da dieta também é destacada nos estudos, que demonstram a possibilidade de prevenção da demência a partir de um melhor controle metabólico, por meio da combinação de uma rotina de atividade física com um plano nutricional adequado.

O aumento da atividade metabólica cerebral induzida pelo excesso de peso poderia ser revertida com intervenções, como a cirurgia bariátrica, porém devemos lembrar que a indicação para esse tipo de cirurgia é bem específica e deve ser muito bem avaliada e indicada. E mesmo nos casos dos pacientes pós-cirurgia bariátrica a mudança permanente de estilo de vida se faz necessária.

A perda de memória e cognição não é algo inerente ao envelhecimento e deve ser sempre investigada, o que em muitos casos não acontece. Precisamos enfatizar a necessidade de prevenir a obesidade desde jovem para evitar essas complicações quando mais velhos. Levar hábitos de vida saudáveis como uma dieta balanceada com alimentos naturais e saudáveis, aliado à prática regular de atividade física, é a maior arma que temos hoje em dia!

 

Giulianna Pansera

Graduada em Medicina e pós-graduada em Endocrinologia e Medicina Preventiva e Ortomolecular. Atualmente cursa pós-graduação em Medicina Esportiva. Idealizadora do blog G-Realfit – fitness & health (http://g-realfit.com/). CRM: 138421

Share
Published by
Giulianna Pansera
Tags: novo estudo

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago