Salming Speed 6, um “desconhecido” sueco para competições

Atualizado em 09 de maio de 2018
Mais em Corrida de Rua

A Salming é uma marca sueca que cresce aos poucos no mercado europeu, no mercado americano ainda não atraiu grande atenção dos corredores e triatletas. No Brasil a marca não está presente e, no meu ponto de vista, acredito que não faça muito sentido enquanto não estiver se destacando principalmente no mercado americano.

A marca não tem uma grade de produtos extensão como as grandes do mercado. Falando especificamente do Speed 6, ele foi lançado no início do 2º semestre de 2017. No final do ano passado, tive a oportunidade de realizar um pequeno teste com ele e gostei, apesar de não ter comprado.

Decidi então comprá-lo em abril passado e já fiz alguns treinos tanto de velocidade quanto longos, e o que me agradou foram o conforto e maciez na aterrisagem da passada, considerando que é um modelo de competição. Mesmo com este fator positivo, o Speed 6 demonstrou ser estável, e não passa a percepção de batida-seca.

O que pode evoluir e muito para a próxima edição, caso a Salming manter o modelo em linha, é a malha de cabedal. O design achei bonito, com as sobreposições refletivas mudando de cores. Porém, a malha na qual já é muito fechada, e com as sobreposições instaladas em forma de mosaico, quando o tênis molha, dificulta muito o sistema de drenagem pelo cabedal, deixando encharcado internamente, já que também não há sistema de drenagem pelo solado, tem um bom grip e tração no seco e em asfalto relativamente molhado.

Informações Técnicas
Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Drop: 6mm (23mm calcanhar / 17mm frente)
Peso: 215gr (42 masc) / 185gr (38 fem)
Finalidade: Treinos de velocidade e provas de curtas e longas distâncias