Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Base do corpo, são eles que levam você de um lado para outro, certo? Pode parecer óbvio, mas não é. Os pés pedem cuidados além de hidratação e pedicure para aguentarem o dia a dia corridos dos treinos.
Seus pés são muito mais importante do que você imagina! Além de hidratar e fazer as unhas, o que mais você faz para cuidar deles? Tem alguns cuidados que nem custam muito e podem fazer muita diferença, aumentando o conforto e a saúde dos pés.
Eu fiquei impressionada quando pesquisei, especialmente sobre a importância de andar descalço para aumentar o senso de postura e de equilíbrio do corpo. Vale a pergunta: quantas vezes por semana você se permite andar descalço?
Dados retirados rapidinho do Portal Educação, só pra exemplificar a complexidade do problema:
– 26 ossos
– 33 articulações
– Músculos extrínsecos (iniciam abaixo do joelho) e intrínsecos (iniciam abaixo do tornozelo)
Só isso já é muita coisa pra gente cuidar, certo? Mas tem gente que usa o calçado errado, pisa errado, não dá o mínimo de atenção e ainda acha que sentir dor é “normal”, que “tá tudo bem”, “deixa assim”. Não! Os pés ficam esgotados como todo o resto do corpo, precisam de palmilhas que sejam adequadas à pisada de cada um e também algum carinho (se ninguém é de ferro, imagine o pé).
Vou falar um pouco sobre o que eu faço, ok? Eu uso muito a bolinha de soltura, essas iguais às que a gente compra em montes pros nossos dogs e que esquece de usar na gente! Fazendo exercícios suaves com a planta do pé, é possível relaxar os tendões e a musculatura. Fora que a sensação de desestressar é incrível!
No treino, tem alguns exercícios que pedem mais alinhamento e equilíbrio, então a postura tem que estar estável e os pés são super exigidos. O Squat, agachamento seja com barra ou sem barra, e o Pistol, o agachamento unilateral, são dois exemplos que exigem muita flexibilidade, equilíbrio e força nas pernas, ou seja, pés também, né, galera?
Se você sentir dores nos pés, tem algo sendo feito errado e é preciso um cuidado extra, explorar o corpo, ver onde está o problema real. Auto cuidado é sempre fundamental.
Compartilhar link