Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sempre que escutamos a palavra carboidrato pensamos logo em engordar, mas você já ouviu falar da palatinose? Esse super carboidrato pode te ajudar a perder gordura, diferentemente do que diz a cultura popular anti-carbo.
Praticantes de corridas, bike e triathlon devem ter um consumo de carboidratos adequado para evitar uma grande perda de massa muscular, comum nos indivíduos praticantes de atividades aeróbicas de longa duração sem o devido suporte nutricional.
A palatinose (ou isomaltulose) é derivada das fontes de sacarose, como o mel e o extrato da cana-de-açúcar, porém sua comercialização é feita a partir da extração na beterraba.
Como a sacarose, a palatinose é um dissacarídeo composto de glicose e frutose. A diferença está na ligação entre esses dois componentes. A palatinose tem uma ligação glicosídica alfa-1,6, enquanto que a sacarose tem uma ligação glicosídica alfa-1,2.
Essa ligação diferente é que garante à palatinose suas propriedades fisiológicas características, que se diferem amplamente das da sacarose e de outros açúcares comuns.
Ela é mais resistente às atividades das bactérias na boca, por isso ela é, ao contrário dos açúcares tradicionais, inofensiva para os dentes. Nesse caso, vem sendo indicada até para adoçar alimentos e receitas para crianças.
Além disso, outra característica bem interessante é que a palatinose apresenta um baixo índice glicêmico, uma vez que é hidrolizada lentamente pelas enzimas intestinais. Isso evita que o consumo desse carboidrato cause picos glicêmicos e insulinêmicos, e assim fornece glicose constantemente e por um período mais prolongado ao organismo.
A baixa resposta sobre a glicose no sangue é associada a uma liberação menor de insulina e menores mudanças metabólicas subsequentes do que é o caso dos carboidratos simples e de alto índice glicêmico.
Agora como isso pode ajudar a perder gordura?
Ela acaba favorecendo a oxidação da gordura durante a atividade física, o que favorece o emagrecimento.
A palatinose é indicada tanto para quem quer emagrecer quanto para atletas utilizarem antes dos treinos. Ela ajudará a retardar a sensação de fadiga, mantendo os estoques de glicogênio muscular por mais tempo.
Para encaixar direitinho essa nova ” aliada” à sua dieta, procure ajuda de um médico ou nutricionista esportivo para que você tenha o melhor resultado.
Compartilhar link