Sempre que chega o período do inverno, dá aquela preguiça de treinar nas baixas temperaturas, nas manhãs frias e noites que chegam cedo. Mas, por outro lado, é a estação do ano em que sua performance nos treinos e nas competições melhora. E qual é a relação entre temperaturas amenas e a melhoria de desempenho?
A resposta é bem simples: a redução do estresse térmico que o ambiente exerce sobre o organismo durante os períodos de altas temperaturas do verão, e que diminui nas baixas temperaturas invernais.
Quanto menor o número de fatores externos que exerçam algum tipo de estresse sobre nosso organismo durante a prática da corrida, maiores as possibilidades de se obter uma ótima performance nos treinos e competições. Por isso, pense bem a respeito do horário no qual pretende realizar seus treinos mais intensos, assim como os mais longos.
Horários com temperaturas mais altas correspondem a um decréscimo no desempenho — ou mesmo uma necessidade de esforço maior por parte do organismo para realizar e manter o esforço mais intenso.
Mas quando seu objetivo é participar de alguma prova em que as temperaturas serão mais elevadas, aí, sim, se faz necessária a adaptação a um nível maior de estresse térmico, para que o organismo se acostume.
Um dos erros mais comuns dos atletas, por necessidades individuais ou por falta de conhecimento, é treinar nos horários mais frescos do dia, como as manhãs e noites, para depois correr uma prova no meio do dia.
A temperatura amena ajuda na performance, mas muitas vezes dá preguiça de treinar no frio. Se seu objetivo é bater um recorde pessoal em uma distância determinada, pule da cama e treine no período mais frio dos dias de inverno, isto é, nas manhãs ou à noite.
Escolha a prova-alvo também no período de temperaturas mais baixas e suas chances de êxito serão bem maiores! Mas tome alguns cuidados:
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…