Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A tradução do nome fartlek já diz tudo: fart (correr) e lek (brincar). Foi a forma mais próxima de mostrar o que ele significa. Com ritmos diferentes de corrida e podendo ser incrementado com a utilização de inclinações, o método é um típico “jogo de velocidade”.
Mas por que esse tipo de treinamento faz tanto sucesso (até hoje) entre treinadores e atletas? Porque é divertido! Além de quebrar a monotonia das rodagens, ele estimula o atleta, a todo momento, com pequenas diminuições de intensidade onde o atleta recupera parcialmente o controle de sua FC (frequência cardíaca) para evoluir novamente, sempre com períodos de tempos diferentes. Diversão pura!
Tecnicamente, o fartlek colabora na adaptação muscular de ritmos diferenciados em uma mesma corrida, que é muito utilizado em várias provas com subidas. Além disso, fisiologicamente, o coração ganha uma adaptação muito importante de trabalho em altos e baixos ritmos de batimento gerando versatilidade para a realização de provas diferenciadas que exigem mudanças de ritmos constantes.
Se você ainda não experimentou, converse com o seu treinador ou tente realizar em seu próximo treino uma corrida que mude de velocidade a cada 5 minutos, variando entre ritmos fraco, firme e forte, mas não necessariamente nesta ordem.
Bons Treinos e até a próxima!!!
Compartilhar link