Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desde os anos 90, quando se iniciou a série histórica de quebras de recordes mundiais em Berlim, cujo precursor foi nosso atleta Ronaldo da Costa em 1998, ao quebrar o recorde da maratona que já durava 10 anos, Berlim se notabilizou por ser a mais rápida maratona do mundo.
Atualmente, o percurso detém o recorde mundial de maratona no masculino com a marca de 2h01min39s obtida pelo queniano Eliud Kipchoge. A competição faz parte do circuito World Marathon Majors, e seu grau de excelência traz um problema: a alta demanda de corredores vindos de todos os cantos do mundo.
Ou seja, correr Berlim é bom. Se possível. Deve ser corrida, se possível, uma vez na vida. Mas nem só de Berlim vive a Alemanha quando falamos em maratonas.
A Alemanha é um dos países com o mais rápido conjunto de maratonas. Aliás, as provas alemãs são muito procuradas por atletas brasileiros para obter índices mundiais ou olímpicos.
Quando: 19/04/2020
Distâncias: 42 km, 21 km e 5 km
Temperatura: média de 5ºC a 12ºC
A Maratona de Hamburgo é uma prova com chancela Gold Label Road Race conferida pela World Athletics. A competição acontece na cidade de Hamburgo, uma joia arquitetônica alemã às margens do Rio Elba e que possui o status de segunda maior cidade do país. E tem maratona das boas.
É a prova que Marilson Gomes correu para 2h11min00ss e obteve índice para sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio e a que Wellington Cipó escolheu para, no próximo dia 19 de abril (com inscrições ainda abertas), tentar obter seu índice olímpico.
A competição é patrocinada pela montadora BMW, assim como Berlim. São mais de 25 mil inscritos que correm a prova idealizada em 1986 em busca de sua icônica blue line. Hamburgo foi a primeira maratona a pintar a linha azul por todo o percurso.
O trajeto é totalmente plano por se localizar às margens da foz do Rio Elba e tem recorde de 2h05min30s. Em abril as temperaturas variam entre 5ºC a 12ºC, tornando um ambiente perfeito para performance.
Hamburgo, com 1,8 milhão de habitantes, é sede do segundo mais importante porto europeu e possui uma economia pulsante.
O primeiro lote de inscrição para a prova custa 66 euros. O último, 99. Como se vê, bem mais em conta que sua prima rica, Berlim.
Mais informações aqui.
Quando: 25/10/2020
Distâncias: 42 km e 5 km
Temperatura: média de 8ºC a 14ºC com chuvas
Depois de ser destruída na Segunda Guerra Mundial, a cidade de Frankfurt se reconstruiu sediando a nova capital da Alemanha Ocidental, o que lhe conferiu o status de importante centro financeiro e de transportes da Alemanha e da Europa Continental. A cidade possui um dos mais importante aeroportos do continente, o que a torna um hub para todos os pontos do mundo.
A Maratona de Frankfurt também é uma prova com chancela Gold Label Road Race. A competição acontece no outono europeu, o que é garantia de temperaturas amenas e propícias a bons resultados. Prova tradicional, realizada no último domingo de outubro e que em 2020 chega a sua 39ª edição.
São cerca de 25 mil participantes, sendo 15 mil concentrados na prova de 42 km e os demais na fun de 5 km. Em 1981, data de sua criaçã, foram 3.169 corredores registrados.
A prova orgulha-se de ser a maratona mais verde da Alemanha com lema de proteção do meio ambiente com foco no conceito de redução do consumo de energia e CO2 do evento.
No dia anterior à maratona acontece uma Pretzel Party, um café da manhã gratuito organizado por um dos patrocinadores, o Brezellauf, com uma corrida light de 5 km com direito a medalha, pretzel e cerveja.
As inscrições, mais uma vez, têm valores mais baixos se comparadas às da série Majors: custam 90 euros e vão até dia 30 de junho.
Mais aqui
Quando: 11/10/2020
Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km
Temperatura: média de 8ºC a 14ºC com chuvas
A Maratona de Munique é uma prova com chancela Bronze Label Road Race. A cidade é a capital do estado da Bavária, localizada no sul do país e famosa também pela cultura cervejeira alemã. A Oktoberfest Munich acontece de 19 de setembro a 04 de outubro, o que permite até ao corredor fazer uma viagem 2X1, se for amante de cervejas ou de festas tradicionais.
Caminhar pela Marienplatz foi e é desejo de milhões de pessoas ao longo de séculos, e os participantes da Maratona de Munique podem fazê-lo correndo, além de passar por quase todos pontos turísticos e culturais da terceira maior cidade alemã.
A prova chega a sua 35ª edição e as inscrições podem ser feitas sem maiores atropelos: custam 91 euros até dia 30 de junho e 103 euros no lote final.
Mais aqui
As maratonas de Frankfurt e Munique serão disputadas com duas semanas de distância entre elas. Para quem gosta de uma viagem internacional para correr mais de uma maratona, pode ser uma ótima saída.
Compartilhar link