Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Correr uma maratona é uma experiência maravilhosa. A participação equilibrada e com bom senso em uma prova como esta é capaz de promover prazer e agregar ao atleta um valor mental inigualável. Estar ali, entre milhares de participantes, sentindo aquela emoção única e tão intensa, é algo que contribui para a formação da personalidade e o desenvolvimento do caráter do ser humano.
Quando é capaz de manter o controle total sobre seus impulsos para que não coloque uma velocidade maior do que aquela que suporta, o maratonista irá sentir as belezas de cada metro percorrido. Ao contrário do que muitos possam pensar, correr uma maratona não é destrutivo para o corpo, desde que o atleta mantenha um ritmo coeso e agradável.
Há neste mecanismo um grande desenvolvimento mental. No processo de conquista de uma maratona, o corredor aprende a ganhar confiança e passa a ser mais seguro de suas convicções. É exatamente isto que eu prego em meu método: a parte física e os pensamentos trabalhando juntos para o desenvolvimento de uma mente vencedora. Nunca se será vencedor apenas pensando, e sim por meio de ações, fazendo acontecer. Tudo trabalha junto!
Voltando à maratona, disputar tal prova com a cabeça equilibrada, fornecendo orientações seguras para o corpo, será uma experiência das mais grandiosas, contribuindo, sem dúvida, para que você seja um vencedor na vida. E não é apenas durante a corrida que esse processo todo acontece. A preparação para tal desafio exige muita responsabilidade para seguir uma rotina de treinos — e quem assume tal compromisso conquista confiança, coragem e autoestima.
Tais benefícios serão sentidos na vida pessoal e profissional, pois é uma vitória da pessoa sobre ela mesma. Pela minha longa experiência profissional, percebo que, após uma maratona, as pessoas se fazem mais perseverantes e voluntariosas. Lembro-me da emoção que percorreu todo o meu ser quando cumpri a minha primeira prova de 42 km. Ela foi de enorme importância para acrescentar mais força ao meu caráter, força que posso sentir até hoje. Foi como se uma carga elétrica percorresse todo o meu corpo e atingisse o meu ser de forma tão intensa que modificou de alguma maneira toda a percepção da vida.
Mas que fique claro: não há como receber todo esse desenvolvimento sem a ação dinâmica. Sem o esforço e a coragem para se preparar. Não há como conseguir nenhuma transformação apenas com o pensamento — há que se conseguir, também, com o corpo. Sim, seu físico terá de percorrer os 42 km para receber todo esse grandioso bem. Será duro, claro. Mas essa conquista atingirá de tal maneira o seu espírito que você será uma nova pessoa após terminar a prova. Será um vitorioso sobre si mesmo!
*Por Nuno Cobra
Compartilhar link