O Air Yoga chegou recentemente ao Brasil e foi implantado na grade de algumas academias, mas ainda não é uma modalidade muito conhecida. Entretanto, promete fazer sucesso: o Air Yoga é uma aula de yoga (com posturas clássicas da tradição milenar, técnica de respiração e relaxamento), só que feita com a ajuda de um tecido suspenso. Esse tecido ajuda a fazer algumas posturas mais difíceis por dar mais liberdade aos movimentos. A convite da Bio Ritmo, que adicionou o Air Yoga em sua programação — por enquanto restrita a uma única unidade, a da Paulista em São Paulo — o Ativo foi conhecer a aula.
O aluno que pisar na aula de Air Yoga da Bio Ritmo terá uma experiência zen completa: a sala virou uma microgym, uma espécie de estúdio dentro da própria academia, chamada Vydia. Esse espaço destoa de todo o ambiente fitness da academia, o que torna a vivência na aula mais interessante, porque não se ouve os ruídos externos da música alta e agitada da sala de musculação e de bike, por exemplo.
Indicada para todos os níveis de praticantes — até para quem nunca fez antes uma aula de yoga — o Air Yoga explora as posturas (asanas) de yoga e dura cerca de 1h30. A professora conduz os alunos a um pequeno relaxamento antes da aula, convidando os alunos a prestarem atenção à respiração e à postura inicial sentada. Alguns minutos depois, começa a prática de fato.
O primeiro desafio é se equilibrar sobre uma perna e colocar a outra sobre o tecido, sustentando uma postura ereta e concentrada; depois, é feita uma transição no próprio tecido para fazer o mesmo com a outra perna. Feitas algumas posturas em pé, é hora de ir para o solo explorar outros tipos de alongamento. A parte mais divertida para quem gosta de um desafio é a invertida, que perde o apoio da cabeça com a intervenção do tecido.
“É um jeito seguro de realizar a invertida, pois muita gente tem medo ou não pode fazer a postura por ter algum problema na coluna”, explica Mariana Michelin, coordenadora e professora do estúdio Vidya na Bio Ritmo. As primeiras tentativas podem ser um pouco frustrantes por causa do medo de se espatifar no chão, mas ao entender a pegada do tecido, a invertida flui com mais facilidade. Por fim, o relaxamento é feito sobre o tecido, que se transforma em uma rede de balanço. Este momento é embalado por uma trilha sonora bem tranquila para os alunos entrarem no clima “no stress”.
Como em toda aula de yoga, o principal propósito é o de relaxar. Só a dinâmica da aula que muda um pouco para as coisas ficarem mais divertidas. A alma do yoga de proporcionar um momento de concentração e presença está presente a todo instante. Claro, alguns trechos do Air Yoga exigem mais atenção, o que pode gerar tensão por nunca ter feito determinada postura. No mais, é uma opção excelente para se desconectar por um tempinho do mundo exterior.
Além das aulas de Air Yoga, o estúdio Vydia oferece aulas de Sweat Yoga (um estilo de yoga feito na sala aquecida entre 37 e 40 graus), yoga tradicional e aulas de meditação curtinhas (de apenas 15 minutos) para quem deseja se aprofundar na técnica.
A Competition e a Bodytech são duas grandes academias que divulgaram a modalidade em suas programações. Mas vale dar uma olhada na academia onde você treina. Vai que já dá para brincar de yoga no tecido por lá?
Para quem deseja experimentar a novidade, a Bio Ritmo oferece um freepass, que pode ser solicitado pelo site da academia.
Outra opção é comprar as aulas avulsas sem a necessidade de fechar um plano com a academia. Basta clicar aqui para saber mais.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…