Para quem está acima do peso e quer ficar em forma para o verão, uma boa notícia: ainda dá tempo. De acordo com a nutricionista Camilla Coelho, um grande erro das pessoas que não conseguem emagrecer está em aguardar o dia certo para começar a dieta.
“Para modificar hábitos alimentares é preciso decidir e dar o pontapé inicial. Colocar na cabeça que, para perder peso, é importante ser regrado com horários de refeições, alimentar-se de forma saudável, variada e fracionada ao longo do dia”, ensina.
E, como em todo ano, as pessoas correm contra o relógio – e a balança – para emagrecer rapidamente para o verão, a nutricionista separou 12 dicas para você chegar lá. Confira:
Estabeleça pequenas metas
A primeira decisão a ser tomada é estabelecer pequenas metas para serem alcançadas em pouco tempo, como, por exemplo, perder poucos quilos por mês. Assim é mais fácil manter a determinação para alcançar uma meta maior em longo prazo.
Atente-se à qualidade dos alimentos
São exemplos de trocas inteligentes, que possibilitam uma dieta saudável: substituir queijos amarelos e gordurosos por cottage ou ricota, cereais refinados por cereais integrais, leites e derivados comuns por desnatados, açúcar por adoçante, sal e molhos prontos por temperos de ervas naturais, carnes gordurosas por carnes magras, como peixe, frango (peito), peru, e contrafilé.
Escolha alimentos que ajudam a controlar a fome
Cereais, como aveia e gérmen de trigo, possuem grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, promovendo saciedade por mais tempo. Eles também auxiliam o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de inchaço e, consequentemente, contribuindo para o emagrecimento.
Ajude o organismo a se manter acelerado
Os alimentos termogênicos são aqueles que demandam de maior quantidade de energia para seu processo digestivo, devido às suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo, contribuindo, de certa forma, com o emagrecimento. Dentre os que ajudam, temos: pimenta, gengibre, canela e vinagre de maçã.
Amenize a ansiedade com alimentos certos
O comportamento alimentar está diretamente relacionado ao cérebro e ao sistema nervoso. Alimentos, como cereais integrais e castanhas, carnes e peixes, frutas cítricas, leite derivados e chocolate amargo, são ótimas opções para aumentar a sensação de bem-estar e de relaxamento.
Beba bastante água
Por vezes, o organismo desidratado confunde o estímulo da sede com fome, o que resulta em deslizes, como beliscar entre as refeições. Uma ingestão de 1,5l a 2l é recomendada para manter o corpo hidratado diariamente.
Não sabote a própria dieta
Ao comer na rua, evite restaurantes que têm refeições muito calóricas. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Nunca vá ao supermercado com fome. Aprenda a ler rótulos, para conhecer o que está comendo e fazer melhores escolhas. Evite fazer atividade física sem se alimentar.
Consuma chá
Os chás verde, branco e preto são excelentes estimulantes do metabolismo. Sugere-se uma xícara de chá, cinco a dez minutos antes das refeições. Mas atenção, a termogênese aumentada resulta em sede. Portanto, lembre-se de beber água depois também.
Fique de olho nas saladas
Se você quiser substituir uma refeição por salada, prepare a de forma equilibrada, com folhas, legumes, grãos ou cereais integrais e uma fonte de proteínas (frango, ovos, carne, peixe, etc.). Prefira os molhos à base de ervas naturais, limão, azeite de oliva, vinagre de maçã ou iogurte desnatado.
Saia da rotina
Mexa-se! Para começar, procure incluir atividades físicas simples no seu dia a dia, como caminhar, andar de bicicleta e dançar. Três vezes por semana já é uma frequência saudável.
Descanse!
Tenha um período reservado também para o descanso. Uma boa noite de sono é fundamental para equilibrar alguns hormônios que controlam nosso metabolismo.
Mantenha o foco e a determinação
Só assim o objetivo maior, que é a qualidade de vida, será atingido, e para isso, novos hábitos saudáveis são sempre bem vindos.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…