Intercalar treinos de corrida com sessões de musculação é uma excelente alternativa para quem pretende ganhar mais resistência e velocidade no asfalto, além de prevenir lesões. As repetições com os pesos ajudam no ganho de massa muscular e oferecem melhor sustentação para movimentos repetitivos e no impacto da pisada.
Entretanto, o tema envolve um dos maiores mitos para quem está começando a mesclar as duas modalidades nas academias: musculação antes ou depois do aeróbico?
Antes de dar a resposta definitiva para a questão, é preciso conhecer o perfil de quem está dosando a corrida com a musculação. O treino aeróbico pode ser feito tanto antes quanto depois da musculação, mas, para gerar resultados ainda mais positivos, tudo depende do objetivo do atleta, explica Guto Tomé, educador físico e proprietário da academia Fitsport, em Higienópolis, em São Paulo.
“Se a pessoa pretende correr longas distâncias, como uma meia-maratona ou uma maratona, deve priorizar a corrida antes da musculação. Se o objetivo está mais voltado para a perda de gordura (ou hipertrofia), o ideal é correr depois da musculação”, explica Guto sobre a musculação antes ou depois do aeróbico.
Se a sua meta é emagrecer ou ganhar músculos, opte por esta alternativa. O organismo utiliza o glicogênio muscular, uma espécie de reserva energética, assim que iniciamos um exercício físico. Quando essa reserva chega ao fim, o corpo começa a queimar gordura. Como a musculação em ritmo intenso consome mais glicogênio que a corrida, opte pela hipertrofia antes do aeróbico, uma vez que o corpo estará mais propenso à queima de gordura no momento das primeiras passadas.
Em contrapartida, quando o objetivo é melhorar a resistência e ganhar mais fôlego para provas longas no asfalto, o aeróbico em primeiro lugar ajuda na utilização de oxigênio pelo corpo e oferece mais condicionamento para uma atividade de tempo longo.
A musculação voltada para a corrida reforça os músculos dos membros inferiores e das costas, auxiliando na postura durante a corrida – e o ideal é que, nesse caso (e se possível), seja realizada em períodos diferentes.
Cargas altas não são necessárias. Séries com esforço moderado com os pesos já são suficientes para que surjam os benefícios durante a corrida.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…