Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não é novidade que a atividade física faz muito bem para a saúde mental. Vários estudos ligam a corrida ao combate à ansiedade e à prevenção da depressão, por exemplo. Um novo levantamento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, sugere que não é necessário ter uma rotina tão atlética para sentir esses benefícios: a felicidade pode aumentar realizando apenas 10 minutos de exercício por semana.
A pesquisa levou em conta vários estudos anteriores, publicados a partir dos anos 80 em plataformas como PubMed, PsychInfo, SportDiscus e Embase. Analisando os dados de mais de mil artigos, os cientistas perceberam que todos eles apontavam para a existência da relação entre exercícios físicos e a felicidade. Também foi ressaltado que os níveis de felicidade aumentavam com qualquer tipo de atividade, seja caminhada, yoga ou alongamentos.
Entretanto, os cientistas indicam que ainda há muito estudo a ser feito sobre esse tema. O mecanismo que permite essa relação ainda não é totalmente compreendido pela ciência. Além disso, os dados analisados tratavam majoritariamente sobre idosos ou sobreviventes de câncer, requisitando uma pesquisa com indivíduos de faixas etárias e perfis mais variados.
Outras dificuldades também são questionadas: é possível que pessoas felizes consigam manter uma rotina de atividades com maior facilidade do que as tristes, além do conceito de felicidade ser algo muito abstrato. De qualquer forma, o otimismo permanece: “Acredito que as indicações de que exercício contribui para a felicidade são fortes. Qualquer duração de exercício já ajuda, mas um pouco mais é provavelmente melhor”, contou o professor Weiyun Chen, um dos responsáveis pela pesquisa, ao New York Times.
Compartilhar link