Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Há exatos 10 anos, nascia o portal ativo.com, um estranho no ninho tanto no mercado esportivo como de tecnologia. Estranho pelo pioneirismo nas duas áreas. Em 2000, não havia ninguém que pensasse em reunir os apaixonados pelo esporte em uma comunidade digital. Mas foi largando à frente que o ativo.com comemora agora, ao final da jornada de sua primeira década, a liderança absoluta em audiência no segmento.
“A credibilidade e apoio desta grande comunidade de esportistas é a recompensa maior para esses 10 anos que o ativo.com vem ajudando a reinventar a história dos esportes participativos no Brasil”, diz Christian Kittler, CEO e Fundador do Grupo ativo, que ressalta que a missão do ativo é a de melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O objetivo do ativo.com permanece o mesmo – fazer a ponte entre os atletas, os organizadores de eventos e as empresas esportivas. As ferramentas e estratégias, porém, mudaram ao longo desses 10 anos, conforme o próprio mercado esportivo no Brasil se transformava.
“Dez anos atrás quem corria era considerado ET, hoje é cool, um perfil de pessoa que se difere do restante e ganha cada vez mais valorização no meio corporativo unicamente por ser ativo fisicamente”, resume Christian Kittler. “Socialmente foi quebrado um tabu. O mercado mudou completamente, tínhamos poucos eventos esportivos no começo da década, esses eventos nem tinham kits de participação, ou quando tinham era composto apenas por uma camiseta de algodão! Imagine atualmente uma prova sem uma camiseta tecnológica e uma medalha de qualidade pelo menos… As empresas não sabiam qual era seu público, nem muito menos como falar com ele. Hoje, precisam pensar em coisas novas constantemente, pois sabem que os esportistas estão cada vez mais exigentes”, acrescenta.
A base de praticantes dos chamados esportes participativos – conceito definido pelo ativo.com como aquelas modalidades que envolvem ativamente o esportista, por exemplo, corrida, triathlon e ciclismo, e não são apenas contemplativas, como o futebol – cresceu vertiginosamente no Brasil nesta última década. As estatísticas, quando existem, nem sempre são fiéis à realidade que se observa no dia-a-dia das grandes cidades: parques lotados de atletas correndo ou pedalando e um calendário de provas “sem brechas”.
ativo.com em números – Entretanto, existem as estatísticas do próprio ativo.com. No começo dos anos 2000, o portal contava com cerca de 20 mil usuários cadastrados, atualmente, este número é superior a 415 mil. O interesse da maior parte dos usuários ativo.com é para a modalidade Corrida, representando 42% desse público de centenas de milhares de usuários. O número de pageviews mensal nas páginas do portal passou de 584 mil em 2003 (líder de audiência já nesta época) para mais de 7 milhões em 2009.
Os esportistas, por sua vez, não tinham meios adequados e práticos de conseguir informações, técnicas ou não, sobre Corrida, Triathlon ou Ciclismo. “As assessorias esportivas eram poucas e não havia conteúdo informativo voltado para esse público. Desde o princípio, o ativo.com uniu às ferramentas tecnológicas de serviços, como inscrições on-line, e um conteúdo específico para esse público esportista que até hoje é referência”, diz Christian.
Em 2004, o ativo.com começa a contar com as primeiras campanhas de marketing de empresas esportivas. “Isso pode parecer banal agora, mas foi revolucionário há apenas seis anos”, explica Christian. “Hoje, marcas esportivas que não tinham representação aqui passaram a enxergar o potencial do Brasil”.
Em 2005, o ativo.com expandiu seu leque de serviços para os esportistas e criou mais plataformas de negócios, que atualmente compõem o Grupo ativo – ativo.com, ativo.tv, ativo club e ASM – Ativo Sports Marketing. A ativo.tv é um canal on-line voltado exclusivamente para programas esportivos, com dicas de saúde e treinos para os esportistas, cobertura de grandes eventos, entre outros. O ativo club é um cartão de benefícios para o público que pratica esportes, e oferece descontos em viagens e lojas, por exemplo. A agência ASM usa todo o know-how do Grupo ativo no segmento para planejar e executar estratégias de marketing esportivo para empresas e organizadores de eventos.
O estilo de vida “ativo” veio para ficar. Aos poucos as pessoas estão descobrindo e valorizando a prática de atividade física como absolutamente intrínseca à boa saúde e qualidade de vida. “Saímos do escritório à noite e vemos os botecos cheios, porém, percebo que cada vez mais as pessoas estão alterando suas rotinas para incluir esporte e usá-lo como válvula de escape para tensões do trabalho, que está cada vez mais competitivo e sobrecarregado de tarefas diárias. Qualidade de vida é questão de sobrevivência hoje”, aposta Christian.
Confira as duas outras matérias do especial ativo.com 10 anos:
ativo.com: uma viagem pelo túnel do tempo.
Christian Kitter: a revolução esportiva de uma década.
Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom
Compartilhar link