Pilates e a respiração

Atualizado em 29 de julho de 2016
Mais em Notícias

A corrida é uma atividade exigente quando se fala em respiração, ela envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. A maneira como você respira enquanto corre, pode determinar seu rendimento físico durante o treino. A respiração deve ser algo natural e, portanto, pode variar seguindo as necessidades do seu corpo.

Parado e sem se exercitar, seu corpo responde geralmente com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar quando inspiramos. Mas fique atento, durante a atividade física a intensidade se torna mais forte e você precisa da musculatura para continuar a prática, por isso o motivo pelo qual expiramos o ar pela boca, ativando assim mais fácil os músculos do nosso centro de gravidade – CORE (assoalho pélvico, transverso do abdômen, multífidos e diafragma).

 

Conheça os músculos inspiratórios
Intercostais Externos
Serrátil posterior superior
Levantador costal curto
Levantador costal longo

 

Conheça os músculos expiratórios
Transverso doabdômen
Oblíquo Interno
Oblíquo Externo(expiração forçada)
Intercostais Internos (deprimem as costelas)

 

Ciclo ventilatório e a influencia do Princípio da Respiração no Pilates
Um ciclo ventilatório é composto de uma fase inspiratória (tempo inspiratório)seguida de uma fase expiratória (tempo expiratório).
O método Pilates resgata a importância da respiração.
Devido à vida diária agitada, a maioria das pessoas passam a respirar mais rápido e de forma incompleta, ou seja, o ar não chega a atingir a parte inferior do pulmão, região onde as trocas de oxigênio são mais eficientes. Isso explica o fato de inspirarmos pelo nariz e expirarmos pela boca (facilitando a ação dos músculos respiratórios, como citado acima).

A respiração profunda na medida em que a ansiedade é reduzida, gera diminuição da dor muscular e aumento do rendimento em qualquer atividade física. Claro que não podemos esquecer dos outros princípios do Pilates, o praticante deve incorporar todos eles forma global.

Também a produção de calor durante um exercício intenso é de 15 a 20 vezes maior do que em repouso, e é suficiente para aumentar a temperatura central do corpo em 1ºC para cada cinco minutos. Por isso também ser observadas hiperventilação, falta de coordenação muscular, agitação, incapacidade de julgamento e confusão mental.

 

Como o Pilates ajuda nesse processo?
O sistema ventilatório é formado por bombas e tubos que levam o oxigênio e retiram o gás carbônico dos pulmões, da maneira mais eficiente possível.

A ventilação pulmonar é um processo realizado pelo sistema nervoso, por meio de estruturas centrais e periféricas, atendendo as necessidades do organismo, com a expansão e a retração da caixa torácica e pulmões, com a troca gasosa (absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico).

Em condições normais, este processo é espontâneo. É importante manter o tempo inspiratório adequado para garantir o volume de expiração, freqüência respiratória e manutenção da abertura dos alvéolos. Exatamente como a técnica de Pilates, faz com que nossa respiração aconteça.

Por isso a grande importância de respirar apropriadamente durante uma sessão de Pilates. E porquê não, durante toda sua rotina de vida diária?

 

Pratique inteligência corporal!

 

 

Rafaela Porto – CREF 048367-G/SP

Educadora Física, formada em 2004; Pós graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde; Formada pela STOTT PILATES desde 2007 e com certificação internacional desde 2010; Atualmente é coordenadora técnica da Pilates StudioFit e ministra treinamentos e aulas de Pilates.

 

 

Confira artigos anteriores:

O Pilates para enfrentar temperaturas extremas

Pilates versus hipotermia

Pilates contra o Sedentarismo

Pilates contra lesões leves

Alongue-se

A força mediada pelo alongamento

Pilates para postura e equilíbrio

Pilates e Musculação

O Pilates para auxiliar as passadas na corrida

Pilates X Esporão

Pilates contra o envelhecimento

O Pilates na Pubalgia

O Pilates para facilitar o processo de ventilação interna

Os benefícios do Pilates durante a gestação

A dor lombar e os benefícios do Pilates.

Como o pilates beneficia o praticante de atividades aeróbicas.

Os benefícios são muitos, mas o Pilates emagrece?
O que é melhor? Pilates no Solo ou nos Equipamentos?

Para um corpo saudável, pilares ou musculação?

Pilates promete corpo saudável e sem fadiga no verão.
Corredores podem ter passadas mais eficazes com Pilates
Afinal, o que é Pilates?

 

Outras matérias relacionadas:

Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa – parte II
Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa
Os benefícios do Pilates para os homens