Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não é de hoje que muitas pessoas travam uma verdadeira batalha contra a balança. O sedentarismo, a falta de tempo, o estresse, o trabalho e o trânsito são alguns dos fatores responsáveis pelo aumento de peso da população. Mas há meios de vencer esta guerra. Veja algumas dicas de como perder peso:
Para quem quer começar um processo de perda de peso, a reeducação alimentar é fundamental. Muitas pessoas começam a praticar determinadas atividades físicas, mas se alimentam de forma errada. Portanto, procure a orientação de um nutricionista para montar um cardápio baseada na sua rotina, pois cada indivíduo tem uma necessidade diferente.
Dê preferência para alimentos saudáveis, como os integrais, os “lights”, os que contêm pouco sódio e pouco açúcar. Não abuse dos carboidratos no período da noite, pois já em altas horas, não necessitamos de alimentos ricos nesse nutriente, que é fonte de energia.
Precisamos desse tipo de alimento durante o dia, quando gastamos mais energia e o nosso organismo tem tempo hábil para utilizá-la. E, principalmente, após o treino, procure comer alimentos leves. Abuse das verduras, dos legumes e dos grelhados.
Não há nada mais prazeroso do que se divertir enquanto se exercita. Ao fazer atividades que lhe proporcionem bem-estar, os resultados são alcançados mais rapidamente. Então, convide amigos a acompanhá-lo ou até praticar esportes coletivos.
Para quem é sedentário, começar com caminhadas de duas a três vezes por semana, com intensidade baixa para moderada. Com o passar de algumas semanas, já é possível iniciar alguns trotes e corridas de baixa intensidade, pois seu condicionamento físico, capacidade cardiopulmonar e o seu sistema respiratório já estarão sentindo as primeiras melhoras.
Procure uma academia com profissionais especializados. Muita gente tem receio de praticar a musculação, pois acha que vai ganhar massa muscular e, consequentemente, aumentar o peso. Isso é um mito. A musculação, além de trazer inúmeros benefícios, como o aumento de tônus muscular, de força, de massa muscular e resistência localizada, diminui o percentual de gordura, fortalece as articulações e gera gasto calórico, o que é extremamente importante para quem quer perder peso.
Hoje em dia, programas de treinamento funcional e CrossFit estão em alta e são atividades que geram um gasto calórico altíssimo. Entretanto, deve-se procurar profissionais bem instruídos e com certificação, pois trata-se de exercícios que devem ter orientação e correção o tempo todo. Aulas de Spinning, Step, Hopping, entre outras com características aeróbicas, são de extrema importância para esse processo de perda de peso.
Beba bastante água, principalmente, quando realizar atividades ao ar livre. Nosso organismo precisa de hidratação, principalmente, em dias com a umidade muito abaixo dos níveis ideais.
(Fonte: Vinicius Viotto, professor da academia Cia. Athletica – SP)
Compartilhar link