Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pela pressa ou euforia, você pode se esquecer de algumas questões específicas, relacionadas à realização das atividades, como a roupa a ser usada, alimentação e o descanso, e que acabam impactando no resultado dos exercícios. Veja os principais pontos de atenção:
Não deixe de aquecer
Aqueles minutinhos iniciais do seu tempo de treino servem para preparar seu corpo e mente para o desempenho adequado da atividade física, sem o risco de lesões. Além de aperfeiçoar a coordenação motora, o aquecimento acelera o metabolismo e melhora a eficiência das articulações, para que elas aguentem as cargas do treinamento.
Com que roupa eu vou
Para você ficar o mais confortável e seguro, é necessário utilizar roupas confeccionadas com matérias leves, como algodão e Lycra, e que permitam a transpiração, como o DryFit. Isso é importante para evitar o superaquecimento corporal e, também, a proliferação de microrganismos, que podem causar, além de odores, infecções na sua pele. O tênis mais confortável e adaptado ao seu tipo de treino também é indicado.
Treino específico
Há um programa de exercícios ideal para cada pessoa, e isso é definido de acordo com alguns critérios, como fatores biológicos, metas com a atividade física e nível de preparo. Por isso, aquele treino que está dando bons resultados para um amigo seu, pode não ser eficiente para você. Ai entra um dos papeis do profissional de educação física, que é capacitado para elaborar um treinamento com foco nas suas necessidades.
Squezze ou garrafinha
Como você já sabe, quando sente sede, é sinal de que o seu corpo já está mais do que necessitado de água. Além de desintoxicar o organismo e transportar nutrientes, a bebida vital ajuda a repor “ingredientes” necessários para produzir energia, fundamental para o treino.
Alimentação antes e depois do treino
Esse é um passo quase tão importante quanto o próprio treino, para você atingir os resultados esperados com a atividade. Uma alimentação adequada garante energia para realizar os exercícios com eficiência e, também, uma boa recuperação muscular pós-treino, o que evita o catabolismo (perda de massa magra). Por isso, evitar treinar em jejum e procurar a orientação de um profissional de nutrição, para elaborar a dieta ideal para você, pode ser bom para esse momento.
Atenção ao treino
Aumentar as cargas sem o devido preparo, pular ou mudar a ordem dos exercícios são algumas atitudes que podem comprometer sua saúde e aumentar o risco de lesões. O profissional especializado está apto a zelar por sua segurança nos treinos.
Descanso
O sono adequado garante uma boa recuperação e, inclusive, construção muscular, que é o que vai fazer o seu treino realmente valer a pena, em função do ganho de massa muscular. Além disso, também é necessário respeitar o descanso semanal da atividade (deve ser indicado pelo professor), para afastar o “fantasma” do overtrainning, ou seja, da fadiga excessiva pelo esforço.
(Fonte: Alex Benzal, professor da rede de academias JustFIT)
Compartilhar link