Você está todo empolgado com o treino na academia, segue à risca as indicações de exercícios feitas pelo professor, mas percebe que muitos dos exercícios são feitos nos aparelhos na fase inicial. Então surge a dúvida: “O que é melhor para ganhar desempenho, movimentos no aparelho ou peso livre?”
As duas são ótimas ferramentas de treino e trazem resultados eficazes. No entanto, para aqueles que estão começando o recomendado é usar os aparelhos em maior quantidade, pois eles garantem movimentos mais seguros e facilitam a aprendizagem. Os mais avançados, no entanto, devem usar mais pesos livres, pois eles são comprovadamente mais eficazes em ganhos de força e ativação muscular, desde que a carga seja equiparada com a do aparelho. Mais: os pesos promovem maior gasto energético para quem busca emagrecimento, já que o corpo precisa trabalhar mais para estabilizar o movimento. Porém, é preciso boa coordenação e consciência corporal para evitar lesões.
O.k., mas no que você deve apostar: no aparelho ou peso livre? Quais são os prós e contras de cada uma delas? Veja a seguir.
(Fonte: Guilherme de Almeida Leme, coordenador de musculação da Bio Ritmo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…