Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A busca pela barriga negativa tem agora um importante aliado: o abdominal hipopressivo (Low Pressure Fitness). A técnica é a junção da yoga com a RPG (Reeducação Postural Global), e foca na melhora da respiração e da postura. Com duração de 20 a 30 minutos, a aula ajuda a fortalecer o tônus do abdômen, diminuindo as pressões sobre a cavidade abdominal. A ideia é usar a técnica para uma ativação involuntária da musculatura da faixa abdominal, assim, fortalecer o core, diminuir a circunferência abdominal e melhorar a postura.
Durante a aula, que deve ser feita três vezes por semana e promete resultados depois de um mês de prática, o aluno mantém um ritmo respiratório específico e controlado, combinado com posturas isométricas e sucção do abdômen em apneia. Tudo, adaptado às necessidades e limitações de cada um.
Entre os benefícios do método estão redução da circunferência da cintura e abdômen, fortalecimento muscular do assoalho pélvico e abdômen, melhora da postura em virtude da estabilização lombar, ativação do metabolismo basal (em média um aumento de 15% na queima de gordura em repouso, segundo pesquisas), controle dos problemas de incontinência urinária, melhora do funcionamento do intestino, aumento da capacidade cardiorrespiratória e melhora da circulação.
No entanto, a LPF é contraindicada para grávidas e deve ser aliada a uma dieta saudável e atividades físicas complementares para garantir melhores resultados.
Início da prática
Para entender como deve exercitar o abdômen tendo os exercícios hipopressivos como foco, faça os três movimentos abaixo. Eles são de execução simples, apesar de intensos. O objetivo é que você perceba como deve ser a sua respiração e postura no dia a dia.
Exercício 1
Coloque uma das mãos abaixo do umbigo. Em seguida, force o movimento de tossir e perceba se a sua barriga vai para fora ou para dentro. O certo é que ela se contraia.
Exercício 2
Sentado, com os pés encostados no chão, contraia a musculatura do bumbum e do abdômen. Perceba se o glúteo sobe ou desce. O certo é que ele suba. Esse exercício também ajuda a prevenir a incontinência urinária.
Exercício 3
De pé, abra e feche a boca o máximo que conseguir e de maneira acelerada durante um minuto. Você vai perceber que apenas com esse movimento a região abdominal passa a ser ativada.
(Fonte: Piti Pinsach, CEO e CO-fundador do método Low Pressure Fitness na Espanha e embaixador da técnica na Cia Ahtletica, Carol Lemes, professora brasileira credenciada pela LPF)
Compartilhar link