Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A Selva de Pedra, no verão, vira um deserto. Não porque o pessoal está em férias, mas por conta das altas temperaturas em Sampa. E, não tem para onde correr. A não ser para os parques, geralmente mais frescos. Como os termômetros continuam lá encima noite adentro, parques de todas as regiões da capital recebem visitantes até fecharem seus portões.
O Ibirapuera, na zona sul, abre às 5h da manhã. E, quando o termômetro marca cerca de 23°C, à noite, recebe as pessoas até à meia-noite, quando fecha. O mesmo ocorre com os parques da Aclimação, na região central, do Povo, na zona oeste, do Carmo, na zona leste, e o parque da Juventude, na zona norte.
PARQUES DE SÃO PAULO TERÃO ASSESSORIAS ESPORTIVAS GRATUITAS
CIRCUITO EM “ACADEMIA” AO AR LIVRE
SÃO PAULO RECEBE PRÊMIO POR PLANO DE CICLOVIAS
Os locais abrigam esportistas de todo tipo, desde o skatista até o corredor, passando por ciclistas, praticantes de Yoga e de Tai Chi Chuan, que optam pela noite para se refrescar e fazer exercícios. Em ambientes frescos e mais úmidos, o corpo não sofre tanto e a atividade física rende mais, além do fato de que à noite o ar é menos poluído e agressivo para o corpo.
É bom lembrar também que, além dos parques, o paulistano gosta de ir até o Minhocão para andar de bicicleta, skate ou correr. O espaço é fechado para os carros diariamente das 21h às 6h. Mas abre domingos e feriados o dia inteiro. Aliás, o viaduto já é um ponto de encontro para os esportistas que moram na região central.
Lugar para aproveitar a vida noturna saudável por aqui e o que não falta, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de sair depois do sol se pôr. O maior problema de se exercitar à noite é o risco de prejudicar o sono. Quanto mais próximo da hora de dormir o corpo liberar endorfina, mais difícil será para relaxar. O ideal é preferir o início da noite e tentar treinar sempre no mesmo horário. Assim que o relógio biológico se acostumar, o rendimento será melhor, também seu sono e sua saúde.
Principais parques (além do Minhocão) das regiões da capital e horários de funcionamento:
Zona sul
Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Portão 10) – Vila Mariana
Área: 1.584.000 m²
Funcionamento: diariamente das 5h às 0h – Fone: (11) 5574-5045
Infraestrutura:
Pista de cooper, parque infantil, lanchonetes, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, quadras poliesportivas, campos de futebol e aparelhos de ginástica. Funcionam também na área do parque: Escola de Jardinagem, Divisão Fauna, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário e Escola Municipal de Astrofísica, Herbário, Museu Afro-Brasil, Pavilhão das Culturas Brasileiras, OCA e Bosque da Leitura, Fundação Bienal, Auditório Ibirapuera, MAC, MAM e Pavilhão Japonês.
Zona norte
Parque da Juventude
Av. Zachi Narchi, 1309 – Santana
Área: 240 mil m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 18h (as quadras funcionam de segunda a sábado, das 6h à 0h. Domingos, das 6h às 22h) – Fone: (11) 6223-0019
Infraestrutura:
Quadras (oito poliesportivas e duas de tênis), pistas de skate e patins e pista de cooper, áreas de descanso e vestiários, empréstimo de materiais esportivos e aulas gratuitas de diversos esportes, entre eles, tênis e taekwondo. Abriga ainda o prédio da Escola Técnica Estadual (ETEC), um posto do Acessa SP, onde o púbico pode, gratuitamente, acessar a internet em mais de cem computadores e assistir a cursos e oficinas e a Biblioteca de São Paulo, com mais de 30 mil livros.
Zona leste
Parque do Carmo
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera
Área: 1.500.000 m²
Funcionamento: diariamente das 5h30h às 20h – Fones: (11) 2748-0010 / (11) 2746-5001
Infraestrutura:
Museu do Meio Ambiente, monjolo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de Cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique, sanitários, redários. Ainda abriga o Bosque das cerejeiras e monumentos à imigração japonesa. Funcionam também o Viveiro Arthur Etzel, Planetário e Bosque da Leitura.
Zona oeste
Parque do Povo
Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros
Área: 133.547m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 22h – Fone: (11) 3073-1217
Infraestrutura:
Complexo esportivo, quadras poliesportivas com marcação especial para esportes paraolímpicos, campo de futebol gramado, aparelhos de ginástica de baixo impacto, ciclovia, sanitários, pista de caminhada e roteiros botânicos.
Região central
Parque da Aclimação
Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação
Área: 112.000 m²
Funcionamento: diariamente das 6h às 22h – Fone/fax: (11) 3208-4042
Infraestrutura:
Lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras), pista de Cooper e caminhada, playgrounds infantis com espaço para piquenique, estares, paraciclo, campo de futebol e sanitários. Conta ainda com a Biblioteca Temática de Meio Ambiente – Raull Bopp.
Minhocão
Rua Amaral Gurgel, S/N – Vila Buarque
Segunda a sábado, das 21h30 às 6h30, e domingos e feriados abre o dia inteiro.
Infraestrutura:
O Elevado Costa e Silva tem 3,4km de extensão e, quando fechado, vira uma extensa área de lazer, recebendo pessoas que gostam de usar a área para correr e andar de bicicleta. Aos finais de semana, sempre ocorrem eventos no viaduto, como projeções, feiras gastronômicas e festas que vão até de manhã.
(Fonte: Prefeitura de São Paulo)
Compartilhar link