O gasto energético de uma atividade está relacionado à intensidade do exercício e fatores como: idade, peso corporal, estatura e nível de condicionamento. Correr é uma das atividades que mais queima calorias: a prática é intensa e aeróbica; mas saiba que não é só ela que dá aquela mãozinha na perda de peso. Alguns exercícios são tão indicados para torrar calorias quanto a corrida.
Perder peso depende de uma série de fatores, mas é sabido que alguns esportes e atividades físicas promovem maior queima de calorias do que outros – e que, se feitos em conjunto com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, podem auxiliar bastante a emagrecer. Confira quais atividades, além de correr, você deve investir para torrar calorias:
Depois de criar um método avançado para calcular o gasto de energia durante o exercício, pesquisadores da Universidade do Sul do Maine (EUA) descobriram que treinar com pesos promove uma queima de até 71% maior do que se pensava antes. Ou seja, um circuito rápido de alta intensidade, como os treinamentos HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) podem queimar tantas calorias quanto correr a 15 km/h.
Quem pratica o remo utiliza os músculos dos braços, das pernas e das costas. É um ótimo treinamento para todo o corpo e para aumentar a resistência cardiovascular. Segundo tabela da Universidade de Harvard, dentre as atividades listadas, o remo é uma das que mais queima calorias. Segundo eles, uma pessoa de 84 quilos pode queimar 377 calorias durante 30 minutos de remo a um ritmo vigoroso.
São flexões acompanhadas de salto. Esse é um exercício matador e queima muitas calorias, tanto quanto correr (depende de quantos consegue fazer em um minuto, o consumo de calorias é até maior). O American College of Sports Medicine recomenda esse exercício para quem quer acelerar o metabolismo. Os burpees são exercícios de alta intensidade que trabalham vários músculos ao mesmo tempo. E o legal é que você só precisa do seu corpo e um espaço pequeno para fazer.
Esse é fácil de fazer e, segundo o Compendium of Physical Activities, referência em assuntos de Educação Física da Universidade de Stanford, quem pula corda queima muitas calorias (intensidade moderada 100-120 repetições por minuto) e utiliza mais grupos musculares do que correr. Além disso, você ainda trabalha coordenação e equilíbrio.
Essa prática queima, em média, 13 calorias por minuto e é uma atividade muito completa, onde você dita o ritmo do treino. Deve ser feita sempre acompanhado de um profissional que supervisione a execução de cada movimento – para evitar lesões. Assim como correr, no CrossFit você deve ir devagar e evoluir aos poucos. Além da queima, a prática melhora a força e a resistência.
Basta 30 segundos agitando as cordas e o coração já acelera, o corpo transpira e o metabolismo vai às alturas. Em um estudo recente da Universidade de Nova Jersey, os exercícios de corda ganharam destaque em função do consumo de oxigênio total e do gasto de calorias (em média 10,3 por minuto). Lembrando que esse gasto depende dos exercícios realizados com as cordas.
E aí? Qual deles você prefere?
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…